Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Histórico e evolução do Programa

           No ano de 2004, o Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal-PPGPV da Universidade de Rio Verde-UniRV foi recomendado pela CAPES/MEC. Na época, o PPGPV foi o primeiro curso de Pós-graduação em Ciências Agrárias a ser oferecido por uma Instituição de nível superior do interior do Estado de Goiás. A partir de sua criação, o Programa obteve a nota 4 (quatro) em dois triênios consecutivos (2007-2009 e 2010-2012) como também na atual vigência do quadriênio (2017-2020).
 
        A região Sudoeste é caracterizada por ser um ambiente situado no bioma Cerrado considerado uma das mais importantes áreas agrícolas de produção de grãos do País. Na região, está localizado o município de Rio Verde, que é responsável pela maior parte da produção de soja e milho do Estado. Também nessa região localiza-se importantes agroindústrias nacionais, usinas de produção de açúcar e álcool, agroindústrias regionais e sementeiras além de confinamentos de gado e de granjas de criação de aves e suínos. Além disto, tem-se constatado no município de Rio Verde o aumento do número de estações experimentais de pesquisa, que auxiliam na geração de informações para prestação de serviços a agricultores e empresas privadas atuantes na região.
 
      Neste cenário o cultivo de grandes culturas, como soja, milho, sorgo, milheto, girassol, feijão, trigo, algodão e cana-de-açúcar, tornam essenciais para o suprimento de matérias primas para fabricação de rações e produção de alimentos pelas agroindústrias instaladas no Estado de Goiás. Isto tem exigido cada vem mais a adoção de tecnologias e técnicas de cultivo no intuito de desenvolver produtos ou serviços que aprimorem o manejo dessas culturas visando principalmente o aumento de produtividade e rentabilidade das culturas. Foi a partir do aumento na demanda por profissionais mais qualificados em buscar alternativas para solucionar problemas constatados em campo com as grandes culturas é que foi criado o PPGPV. O Programa visa não só a promoção do desenvolvimento regional na área de Ciências Agrárias, mas também a formação de recursos humanos, contribuindo para a geração de conhecimentos a serem adotados nos sistemas agrícolas de cultivo em grandes culturas.
 
         A partir do entendimento e do melhor estudo dos problemas observados em grandes culturas em ambiente de cerrado, foram criadas três linhas de pesquisa no PPGPV: 

1 - Manejo de culturas em sistemas de cultivo;
 
2 - Manejo de solos;
 
3 - Proteção de plantas.
 
       A partir destas linhas de pesquisa, efetuou-se a composição do quadro de docentes permanentes (DP) do Programa. Uma vez aprovado no processo de selação, que é realizado duas vezes ao ano, o discente ingressa em uma destas linhas de pesquisa sob a supervisão de um DP. Além dos projetos de pesquisa desenvolvidos nestas linhas de pesquisa em parcerias com Instiuições públicas e empresas privadas, tem-se constatado o aumento contínuo dos discentes nas produções e eventos científicos, fazendo parte também em fóruns de discussão dos futuros caminhos das grandes culturas no agronegócio brasileiro.
 
        Destaca-se a contribuição na titulação de significativo número de mestres que atuam em Instituições de Ensino e Pesquisa e em Empresas Públicas e Privadas situadas no Centro-Oeste e demais regiões do País. Desde a criação até a metade de 2022, foram titulados cento e trinta e três mestres no PPGPV. O perfil dos candidatos que ingressam no Programa são, na maior parte, Engenheiros Agrônomos. Neste sentido, relevante número de profissionais de empresas privadas tiveram a oportunidade de se qualificarem, tanto em decorrência da exigência das empresas ou pela necessidade de se inserir no mercado de trabalho. Haja vista que cada vez mais o mercado exige profissionais qualificados para atender a demanda do agronegócio na região Sudoeste de Goiás e no Centro-Oeste do País.
 
        Sendo assim a maior parte dos discentes que ingressam no Programa já estão inseridos no mercado de trabalho e atuam na mesma área de concentração do Programa: Grandes Culturas. Esses discentes buscam o aperfeiçoamento do caráter investigativo em uma das três linhas de pesquisa do Programa para que os conhecimentos adquiridos possam ser empregados em sua respectiva área de atuação. Consequentemente, esse fato tem permitido o PPGPV, nos dezesseis anos de sua existência, o aumento de parcerias com empresas privadas e Instituições de Ensino do País.