Comprometida com o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, a Universidade de Rio Verde tem feito investimentos constantes que elevaram esses pilares que movem o ensino superior a um patamar de excelência, evidenciando o papel institucional na construção de um ambiente acadêmico dinâmico, colaborativo e voltado ao desenvolvimento social. Um dos grandes avanços da UniRV e que vai ao encontro do atual cenário regional e nacional, é a estruturação de espaços voltados ao ecossistema de inovação, como por exemplo, o Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – AgroHub UniRV, entregue na primeira quinzena de novembro.
O Centro nasceu para ser um lugar de encontro entre academia, setor produtivo, governo e sociedade civil, formando a Hélice Quádrupla do desenvolvimento, e trabalhando juntos para transformar desafios em soluções em prol da população e da ciência. O espaço é de grande relevância para a sociedade e já conta com 12 startups incubadas na Incubadora de Empresas - YpeTec, entre elas, está a SiloBot e a PiuTec, que venceram o Desafio AgroStartup 2025 neste final de semana.
Com o tema Agro 5.0 – A nova revolução do agronegócio, o prêmio promovido pelo SENAR, SEBRAE e Governo do Estado de Goiás por meio da Fundação de Amparo à Estudos e Pesquisas do Estado de Goiás (FAPEG), reuniu 34 equipes na final. As 12 melhores recebem R$ 60 mil cada, por meio da Lei Estadual de Inovação, em aporte concedido pela FAPEG, com ingresso em um processo estruturado de incubação e aceleração, assegurando que o investimento seja convertido diretamente em pesquisa, testes, aprimoramentos e aplicação prática das tecnologias, em 2026.
A SiloBot apresentou uma solução robótica que protege vidas e aumenta a eficiência no armazenamento de grãos. A Startup premiada, mostra um robô terrestre autônomo desenvolvido para atuar dentro de silos de grãos, promovendo a homogeneização da massa armazenada, monitorando o ambiente interno e, principalmente, eliminando riscos operacionais à vida humana.
A tecnologia é equipada com sensores ambientais e espaciais, com capacidade para deslocar sobre os grãos por meio de um sistema helicoidal e mapeia irregularidades como desníveis e bolsões de ar, transmitindo os dados em tempo real aos gestores, o que permite decisões rápidas e precisas, além de contribuir para segurança, eficiência e redução de perdas no armazenamento.
A PiuTech é uma automação inteligente para granjas e aviários, com a plataforma modular e escalável de automação e monitoramento inteligente para granjas e aviários. O sistema permite controlar ventiladores, bombas, motores de ração, iluminação, aquecedores, cortinas, entradas de ar e nebulização. Além disso, monitora variáveis críticas como temperatura, umidade, pressão, vazão, corrente elétrica, nível de reservatórios, vazamentos, gases (amônia e CO₂) e qualidade da água.
A plataforma premiada na final do Desafio AgroStartups 2025 integra câmeras térmicas e de vídeo para identificar pontos de calor excessivo, falhas na ventilação e comportamentos anormais das aves, e o diferencial é uma camada de Inteligência Artificial embarcada, capaz de aprender os padrões operacionais de cada lote e tomar decisões automáticas, reduzindo erros, desperdícios e aumentando o bem-estar animal.
A Startups incubadas na YpeTec UniRV tem apresentado soluções reais para as demandas do agronegócio, e essas soluções de impacto positivo em várias demandas tem ganhado espaço cada vez mais em prêmios regionais e estaduais, tanto que a startups Groubots, Implement.Conect e SiloBot e PiuTech integram a lista dos vencedores do Desafio AgroStartups desde 2023, mostrando o papel da Universidade na construção de ambientes de inovação que oportuniza a aplicação prática do conhecimento científico.
“Vencer mais uma vez o Desafio AgroStartup 2025 reafirma que quando Universidade, ecossistema de inovação e sociedade caminham juntos, ideias ganham forma, talento vira impacto e o futuro do agro é construído agora,“ afirmou o coordenador de inovação, Kermme Rebouças.
“Estamos caminhando a passos largos na consolidação da UniRV como protagonista na construção de um ecossistema de inovação que impulsionará Goiás e o Brasil, e os investimentos institucionais nas startups tem rendido frutos, pela eficiência e eficácia dos projetos que estão sendo desenvolvidos. Parabéns aos ganhadores por levar o nome da UniRV e por colocar a disposição do mercado do agronegócio tecnologias inovadoras,” parabeniza o reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: YepTec