Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Professora da UniRV participa de aulas em parceria com o GCUB

Publicado em: 21-11-2025
Compartilhar

Em setembro deste ano a Universidade de Rio Verde firmou sua histórica parceria com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidade Normal de Hebei, na China. Como resultado, a comunidade acadêmica da UniRV se tornou habilitada a participar da 5ª Edição do Curso de Língua Chinesa – 2025.
 
O objetivo do curso é capacitar o aluno a falar o idioma chinês nos níveis elementar e básico, além de reconhecer ideogramas de uso cotidiano, ampliando o horizonte de oportunidades para toda a comunidade acadêmica.
 
Representando a UniRV, a Professora Esp. Nicole Dias, das Faculdades de Design Gráfico e de Interiores, participou do curso. Ela conta que parte do seu interesse em aprender o idioma vem de sua admiração pelas produções culturais asiáticas.
 
“Sempre tive interesse em aprender a língua chinesa, especialmente porque, no meu tempo livre, gosto muito de assistir filmes e novelas asiáticas. Além disso, vivemos um momento em que muitos jogos produzidos na China têm ganhado destaque na cultura pop, o que aumentou ainda mais minha curiosidade em compreender a cultura por trás das mídias que consumo”, compartilha a Professora.
 
 
Nicole conta que as aulas são ministradas pelo Professor Zhang Shuai, um docente nativo que leciona em português e possui grande carinho pelo Brasil. “Durante os encontros, além de aprendermos a teoria e as particularidades da língua, também exploramos aspectos da história, curiosidades sobre a China e até algumas de suas relações internacionais”, comenta.
 
Durante as aulas, os alunos estudam pronúncia e escrita, e praticam o conteúdo por meio de sessões de conversação guiadas pelo Professor, que corrige e incentiva a criar novos cenários de diálogo usando o vocabulário recém-aprendido.
 
“Apesar de o curso ter duração de apenas três meses, foi possível aprender muito em pouco tempo. Já consigo manter conversas simples em mandarim e até reconhecer e compreender algumas expressões em doramas, aplicando o que aprendi em sala. Essa experiência tem sido extremamente enriquecedora e motivadora para continuar estudando a língua e a cultura chinesa”, conclui Nicole.
 
Ao integrar o GCUB, a UniRV fortalece a formação global dos estudantes e docentes, permitindo o acesso a experiências acadêmicas diversas, sistemas educacionais de excelência e realidades de diferentes países.
 
“A participação na 5ª edição do Curso de Língua Chinesa foi apenas a primeira de nossas atividades fruto da parceria com o GCUB. A perspectiva é de que muito mais ações como esta estejam por vir”, comenta o coordenador do Departamento de Mobilidade e Integração Global, Professor Me. Ricardo Padilha.  
 
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, também ressalta que novo leque de possibilidades se abre na UniRV a partir da parceria com o GCUB. “Indo muito além de uma parceria, este momento representa um marco no crescimento da nossa instituição. É motivo de grande alegria ver que o primeiro curso foi bem aceito, em breve mais ações darão continuidade a esta oportunidade de crescimento pessoal e cultural”, assinala.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Professora Nicole Dias

+ Notícias

#

Med. Vet. realiza segundo festival de vídeos do Projeto Bem-estar Animal em Foco

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde realizou a segunda edição do Festival de Vídeos do Programa de Extensã...

#

UniRV celebra o Dia da Consciência Negra com reflexão, resistência e orgulho

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, revive a memória de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história do Brasil ...

#

Enfermagem realiza simulação realística de atendimento de emergência

Nesta terça-feira, 18 de novembro, os acadêmicos de Enfermagem realizaram uma Simulação Realística como parte da disciplina de Fundament...

#

Documentário retrata a jornada de força e recomeço na natação paralímpica

   Em 18 de outubro de 2025, o paratleta Ailton Melo nadou 300 metros em mar aberto, tornando-se o primeiro goiano tetraplégico a realizar essa travessi...

#

Debate sobre Direito, IA e Ética reúne comunidade jurídica no 33º SEJUR

Nesta segunda-feira a Universidade de Rio Verde deu início à 33ª edição do Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências S...