A Universidade de Rio Verde foi uma das instituições parceiras na realização do XI Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE), evento acadêmico-científico tradicional no estado de Goiás que reúne pesquisadores, professores e estudantes dedicados à reflexão sobre a formação docente e os desafios contemporâneos da educação.
Realizado este ano entre os dias 17 e 19 de novembro, o EDIPE é uma iniciativa conjunta das principais Instituições de Ensino Superior goianas que atuam diretamente na pesquisa em educação e na formação de professores: Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e UniRV.
Nesta 11ª edição, o encontro teve como tema ‘Desigualdades, tecnologias e didática: desafios para a construção de uma escola socialmente justa’, propondo um debate sobre o papel da didática e das práticas pedagógicas na promoção de uma educação mais equitativa e inclusiva. O evento será realizado presencialmente na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, em Goiânia, e contará com uma programação diversificada, composta por palestras, apresentações culturais, sessões de comunicações orais e lançamentos de livros.
Estiveram presentes no evento a Pró-reitora de Graduação, Professora Dra. Kênia Alves Barcelos, representando o reitor da UniRV; a Diretora da Faculdade de Pedagogia, Professora Ma. Deusmaura Vieira Leão; Professor Dr. Bruno de Oliveira Ribeiro; Professora Kelce Rosa Coelho; Professora Ma. Eli Guimarães e Professora Aparecida Maira Mendonça Rezende; além de outros 10 acadêmicos de diferentes períodos.
Ao todo, foram apresentados 12 trabalhos, sendo 10 de autoria dos discentes da UniRV, evidenciando a produção científica da Universidade no campo da Didática e da formação de professores.
A Professora Deusmaura participou do GT 14 - Diálogos abertos sobre educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos), com trabalhos voltados à leitura, alfabetização, ludicidade e educação infantil.
No GT 12 – Sociologia, o Professor Bruno abordou o tema de Comunicações Orais, falando sobre a educação na juventude e os aspectos que a permeiam.
O EDIPE tem como objetivo fundamental a socialização do conhecimento acadêmico-científico produzido na área da Didática, além da divulgação de práticas de ensino exitosas, contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores e profissionais que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, em diferentes níveis e modalidades.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto afirma que para a UniRV, a participação no XI EDIPE representa o fortalecimento da instituição em seu compromisso com uma educação transformadora, crítica e conectada às demandas sociais. “Eventos como o XI EDIPE ajudam a construir uma educação que vai além da sala de aula, promovendo reflexão e responsabilidade social. É por meio desse diálogo com a comunidade acadêmica e educacional que fortalecemos nosso papel na formação de profissionais críticos e conscientes de seu papel na sociedade”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Pedagogia