No último domingo a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Rio Verde realizou a 23ª edição da clássica corrida de Mini Baja. O evento, que acontece semestralmente, desafia os engenheiros em formação a projetar e competir com veículos off-road.
O fim de semana com muito sol fez com que os pilotos enfrentassem uma pista seca, com muita poeira, e ainda com condições adversas, que colocaram em teste a engenhosidade de seus veículos e habilidades de condução. Na primeira bateria de voltas, das sete equipes que iniciaram, apenas três finalizaram.
A competição avalia em três quesitos as equipes: estar de acordo com os critérios de segurança estabelecidos pela norma do Baja SAE Nacional (100 Pontos); a participação dos integrantes das equipes na competição e pontualidade (100 pontos) e o maior número de pontos na corrida de resistência (cada bateria vale 100 pontos), somando um total de 500 pontos. As três primeiras equipes que somam mais pontos nestes critérios recebem a premiação. A banca avaliadora é composta por professores da Engenharia Mecânica.
O evento, além de ser uma oportunidade para testar as capacidades dos futuros engenheiros, fortalece o espírito de competição saudável e a união. A interação entre as equipes e a troca de conhecimento durante o processo de construção dos veículos mostram como a corrida de Mini Baja vai além de uma simples competição, transformando-se em uma oportunidade de aprendizado prático. Todos os carros são 100% montados pelos estudantes, que adaptam as peças para que o carro resista a prova.
Após as três baterias de 15 voltas cada e a somatória de pontos dos pilotos foi o momento de realizar a premiação.
Conquistando o 3º lugar no pódio, a equipe Serafim.
No segundo lugar, a equipe Senna Racing.
O primeiro lugar ficou para a equipe Extreme.
"O engajamento dos participantes e o entusiasmo do público reforçam o papel da competição de Mini Baja como uma exposição do talento e dedicação dos estudantes de Engenharia. A UniRV se compromete a promover a excelência acadêmica, a prática aplicada e o espírito competitivo que moldam os engenheiros do futuro", parabeniza o reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos