GRAU ACADÊMICO: Bacharel em agronomia
PRAZO MINÍMO PARA CONCLUSÃO: 4 anos (curso diurno) e 5 anos (curso noturno)
Histórico do curso
A Faculdade de Agronomia está situada numa das regiões mais importantes do Agronegócio brasileiro e tem como tradição trabalhar em parceria com a comunidade. Desde a sua criação, foram formados mais de 2.100 Engenheiros (as) Agrônomos (as) os que atuam nas diversas áreas das cadeias produtivas que envolvem a Produção Agropecuária.
Atualmente, o corpo docente da Faculdade de Agronomia, conta com a colaboração de 39 docentes, ressaltando que 100% dos docentes vinculados as disciplinas profissionaslizantes das (Ciências Agrárias) possuem títulação de Doutor e/ou Pós-doutores. Com destaque aos professores experientes pioneiros reconhecidos no cenário regional, nacional e internacional por suas pesquisas e expansão no estado de Goiás.
Ainda no âmbito do corpo docente da Faculdade de Agronomia destaca-se a atuação dos professores experientes pioneiros, que são reconhecidos no cenário regional nacional e internacional por suas atividades de pesquisas e extensão no Estado de Goiás.
Área de atuação
O engenheiro agrônomo pode atuar em todas as etapas da produção agrícola, que vai desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais. O profissional formado em Agronomia é responsável pelo ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades nas áreas de biotecnologia, agroindústria, engenharia de biossistemas e economia agrícola, administração e sociologia rural.
O Curso de Agronomia vem contribuindo com a formação especializada para atender à crescente demanda de profissionais no Agronegócio. Proporciona também o desenvolvimento socioeconômico da região.
Os profissionais exercem atividades de extensão, prestação de serviços, administração, ensino e pesquisa em empresas estatais, cooperativas, empresas agrícolas, propriedades agrícolas, assentamentos rurais, indústrias, bancos, multinacionais, escolas técnicas, faculdades, universidades e instituições de pesquisa em todo território nacional e até mesmo no exterior.
Compete ao Engenheiro Agrônomo o desempenho das atividades referentes à: Agrometeorologia e Climatologia; Avaliação e Perícias; Biotecnologia, Fisiologia Vegetal e Animal; Solos, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nutrição de Plantas e Adubação; Técnicas e Análises Experimentais; Tecnologia de Produção, Controle de Qualidade e Pós-Colheita de Produtos Agropecuários; Fitotecnia; Genética e Melhoramento animal e vegetal; Zootecnia; Legislação, Extensão e Sociologia Rural; Construções Rurais, Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins; Administração e Economia Rural. Uso e aplicações da Topografia, Geoprocessamento e Georeferenciamento; Hidráulica, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas, Sistemas de Irrigação e Drenagem; Manejo e Gestão Ambiental; Microbiologia e Fitossanidade; Sistemas Agroindustriais, entre outros.
Diferenciais do curso/ Infraestrutura
- Curso diurno com 4 anos de duração e matriz curricular em conformidade com o Conselho Estadual de Educação e CREA;
- Curso noturno com 5 anos de duração, possibilitando a integração de disciplinas oferecidas no curso diurno.
- Oferta de algumas disciplinas em sistema hibrido, possibilitando flexiilidade aos acedêmicos para realização de estágios.
- Professores com experiência e forte atuação com o setor produtivo, sendo reconhecidos no cenário nacional e internacional por suas atividades de pesquisa;
- Situado em região de forte expressão agrícola, possibilitando conciliar o ensino teórico e prático;
- O curso de Agronomia apresenta parcerias em trabalhos de pesquisa com as principais instituições atuantes na região e de relevância no País (Embrapa, Comigo/ITC, GAPES, CPA e outros);
- Curso sediado na fazenda experimental da própria instituição (aproximadamente 120 hectares), possuindo campos de produção, setores de aulas práticas e campos experimentais para pesquisas, além de estufas climatizadas e pivô de irrigação co área de 12 hectares..
- Apresenta infraestrutura adequada para dar suporte para as disciplinas ofertadas pelo curso, com salas climatizadas, além de mais de 25 laboratórios, que são utilizados para as aulas práticas e condução de projetos de Iniciação Científica.
- Os acadêmicos da Faculdade de Agronomia são estimulados a agregar conhecimento aos seus currículos por meio de editais de Iniciação Científica e estágios, sendo que muitos deles possuem remuneração ou desconto na mensalidade (Ver item oportunidades).
-Alta taxa de empregabilidade, havendo rápida inserção dos egressos da Faculdade de Agronomia no mercado de trabalho.
Programas, núcleos e eventos:
- Iniciação científica (PIBIC/PIVIC)
A UniRV possui Programas Institucionais de Iniciação Científica (IC) que buscam colocar o aluno em contato com grupos e linhas de pesquisa para proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos em diversas áreas. O principal objetivo da IC é estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno de graduação, o qual é orientado por um professor pesquisador que possui experiência em determinada área do conhecimento. Além dos benefícios inerentes a formação profssional, o discente pode receber bolsas de pesquisa caso o projeto aprovado apresente elevado mérito científico.
- Núcleo de Estágio da Faculdade de Agronomia (NEFA)
O Núcleo de Estágio da Faculdade de Agronomia – NEFA, é o departamento responsável por atuar nos assuntos pertinentes ao Estágio Curricular Supervisionado e Atividade Complementares do Curso de Agronomia. O Estágio Supervisionado e as Atividades Complementares são práticas de aprendizado e domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções como futuro Engenheiro Agrônomo. Por meio do NEFA, é possível que o discente estableça vinculo de estágio interno/externo. Além disso, o NEFA busca viabilizar parcerias com instituições públicas e privadas para que os discentes da Faculdade de Agronomia possam realizar estágios.
- Eventos institucionais
- SEMANA AGRONÔMICA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE (SEAGRO)
É um evento de tradição na Faculdade de Agronomia organizado pelos discentes e docentes, tendo como objetivo principal a busca por novos conhecimentos para a área agrícola e a troca de experiências entre alunos, professores, pesquisadores, profissionais e produtores rurais.
- CEPEX (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão)
O CEPEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Rio Verde é organizado anualmente pela administração superior da UniRV, tem como objetivo estimular a participação dos alunos nas atividades institucionais, promovendo a troca de experiências e saberes entre esses, técnicos administrativos e comunidade.