A Universidade de Rio Verde reafirmando o compromisso com a excelência acadêmica e com o futuro da saúde no país, dá mais um passo significativo na ampliação do acesso à formação especializada, com a aprovação junto a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS/MEC), de dois Programas de Residência Uni e Multiprofissional. As propostas aprovadas colocam a Instituição no cenário nacional como a principal Universidade pública municipal a ofertar as especialidades.
Foram aprovadas a abertura da Residência Multiprofissional em Saúde, na Área de Atenção Hospitalar Interdisciplinar, e da Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. As especialidades foram moldadas para atender às demandas crescentes por profissionais altamente qualificados e capazes de atuar nos diferentes cenários da rede de saúde. Os dois programas foram construídos pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU, criada pela Reitoria e aprovada no Conselho Universitário – CONSUNI, em 2023.
“A aprovação desses dois programas de residência é um marco histórico para a UniRV e reafirma nosso papel como referência nacional na formação de profissionais de saúde. Esses avanços refletem a nossa excelência acadêmica, a dedicação do corpo docente, e também os investimentos em infraestrutura que temos realizado para oferecer ambientes modernos, completos e alinhados às necessidades da prática profissional, reafirmando o nosso compromisso com a comunidade e fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa, extensão," comenta o reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Conciliando o serviço ao aprendizado, os residentes dos dois programas sairão da UniRV com um perfil marcado pela formação humanista, reflexiva e baseada em sólidos fundamentos científicos, estando preparados para exercer a atenção à saúde de forma holística e crítica, respeitando os princípios éticos e de maneira completa e conhecedora dos diferentes cenários da rede de saúde. Além disso, as novas residências evidenciam o papel da UniRV como Instituição de referência na formação prática, humanizada e interdisciplinar, alinhada ao padrão de atendimento já implantado nas principais unidades de saúde do Brasil.
Outro diferencial para egressos e profissionais da área da saúde é que os Programas contarão com equipe multidisciplinar e uma infraestrutura de ponta, que inclui o novo Hospital Municipal Universitário, previsto para ser entregue este ano, com tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, garantindo aos residentes uma formação prática avançada, em ambientes reais de atenção à saúde.
"A constituição da COREMU na UniRV e o progresso dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado permitiram esse resultado extremamente positivo, de credenciamento da Universidade, junto do ato autorizativo dos Programas de Residência pleiteados na CNRMS/MEC. Teremos a possibilidade de desenvolver um dos preceitos básicos do SUS e das Residências no Brasil, que é a conciliação do serviço ao aprendizado. Externo meus agradecimentos à confiança depositada pelo Reitor, ao colegiado da COREMU que trabalhou e continuará trabalhando com afinco e dedicação, a todos os gestores do município e profissionais envolvidos no processo," comenta o coordenador da COREMU, Prof. Dr. Marcelo Bighetti Toniollo.
O Reitor ressalta ainda que a abertura dos novos programas de residência amplia as oportunidades de especialização e fortalece a capacidade de atendimento especializado à população. "Com esses dois programas, ampliamos significativamente o acesso à educação especializada, oferecendo oportunidades que unem excelência acadêmica, prática avançada e visão humanista. Nossos novos residentes sairão preparados para atuar de forma ética, crítica e integral, nos diferentes cenários da rede de saúde, impactando diretamente a qualidade do atendimento à população.” Finaliza Professor Alberto Barella.
Equipe ASCOM UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo