O estudante de Medicina, Alisson Oliveira emocionou a comunidade acadêmica da Universidade de Rio Verde ao deixar uma dedicatória especial a atuação humanitária da instituição durante o período de enchentes no Rio Grande do Sul em seu livro ‘Caleidoscópio’. A obra, lançada recentemente, reúne reflexões sobre autoconhecimento, desenvolvimento, bem-estar e amor-próprio, divididas e organizadas para serem lidas ao decorrer dos 365 dias do ano.
Na seção intitulada “Grandes heróis são verdaderamente humildes”, Alisson fez questão de reconhecer a importância do reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, durante o período de enchentes que assolou o Rio Grande do Sul no ano passado. Na época, o reitor capitaneou diversos projetos de ajuda emergencial ao povo gaúcho, que de início mobilizaram a comunidade acadêmica, mas logo tomaram uma proporção avassaladora, reunindo a população rioverdense em prol desta causa.
O principal projeto foi a arrecadação em todos os campi, de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupas em geral, que com a contribuição da comunidade local, chegou a lotar três caminhões destinados às vítimas. Além das doações, em parceria com a Faculdade de Psicologia, a UniRV promoveu uma ação de Apoio Psicológico Emergencial a todas as vítimas diretas do desastre, através de atendimento online.
Alisson reconheceu em seu livro o reitor como uma referência de liderança, e acima de tudo humanidade. Em sua dedicatória, destacou que o papel da UniRV durante a tragédia representou um modelo de empatia.
Alisson afirma que a UniRV carrega em seu DNA a força e a essência da cultura de solidariedade do povo goiano. “Com sua tradição de engajamento social soube muito bem aglutinar os esforços daqueles que queriam ajudar o povo gaúcho, como exemplo cito eu e minha esposa, Josele Delazeri, que com o desejo de prestar auxílio vimos na UniRV o local para tal. O Professor Dr. Alberto Barella Netto, que esteve sempre com os voluntários no local capitaneou as ações da comunidade acadêmica, que permeadas pela generosidade, solidariedade, empatia e sacrifício pessoal alcançaram seu objetivo de mesmo distante geograficamente do local da tragédia poder entregar apoio efetivo aos necessitados”, ressalta o autor.
O acadêmico reforça que a Universidade é um agente transformador e tem papel de influenciar a ação da comunidade em situações de emergência. “A UniRV foi criada por um anseio da comunidade, e deve por isso ter um impacto significativo nas ocasiões em que ela demande apoio. Fica evidente que contribuir para o bem-estar da sociedade é um dos alicerces que guiam as políticas e ações da UniRV. Considero imprescindível esse tipo de ação por parte da UniRV, já que gerou de forma eficiente e concreta efeitos positivos em prol do bem-estar da comunidade”, destaca Alisson
O reitor Alberto Barella Netto, por sua vez, manifestou-se honrado com a lembrança e destacou que a maior recompensa de sua trajetória é poder contribuir com a sociedade, construindo um legado positivo. “Receber essa homenagem em um espaço tão simbólico é algo que me emociona profundamente. Trata-se de um reconhecimento que vai além da figura do reitor e alcança todos aqueles que, junto comigo, acreditam na Universidade como instrumento de transformação social. Esse gesto renova meu compromisso diário com a formação de cidadãos críticos, preparados e comprometidos com o bem comum”, afirmou.
O livro Caleidoscópio
A publicação se propõe a ser uma jornada transformadora de 365 dias na qual o leitor encontra seu EU autêntico, radiante e vivendo sua melhor versão. O nome Caleidoscópio traduz a proposta da obra: reunir diferentes perspectivas, cores e reflexos que, juntos, formam um mosaico rico e representativo do autoconhecimento.
O livro oferece a cada dia mensagens motivacionais, ensinamentos e reflexões profundas tudo com o objetivo de cultivar o amor-próprio e o desenvolvimento pessoal.
“São 365 dias, cada dia com um texto específico, que convida o leitor a realizar reflexões e se aprimorar diariamente, podendo aperfeiçoar-se como ser humano a cada dia e ser um indivíduo que exerça a diferença no desenvolvimento de uma sociedade melhor. A boa leitura pode despertar sentimentos elevados e trazer luz aos caminhos para o desenvolvimento pessoal”, esclarece Alisson.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo