Visando fortalecer o ecossistema de inovação regional, na noite desta quarta-feira, 22 de outubro, a Universidade de Rio Verde reuniu acadêmicos, docentes e empreendedores da cidade para realizar a apresentação e sensibilização do Programa Centelha III.
O Programa, que conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), tem a missão de estimular o empreendedorismo inovador e a transformação de ideias em negócios de impacto.
Na ocasião, a mesa diretiva foi composta pelo Coordenador de Inovação da UniRV, Kermme Rebouças; pelo Superintendente de Ciência e Inovação de Rio Verde, Roque Tobias de Oliveira Neto; pela Coordenadora de Projetos Hub Goiás RV e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nathalia Casagrande; e pelo Especialista em Inovação e servidor da Gerência de Inovação da FAPEG, Carlos Alkimim.

Dando abertura oficial ao evento, o Coordenador de Inovação, Kermme, destacou a missão do Programa de contribuir com o empreendedorismo em busca do desenvolvimento de Rio Verde e ressaltou ainda que ele é aberto todos que desejem levar adiante alguma ideia inovadora. “Mais do que um edital de fomento, o Centelha é uma porta de entrada para que estudantes, pesquisadores e profissionais possam colocar em prática o que muitas vezes começa como um simples projeto, um protótipo ou até mesmo uma curiosidade de pesquisa. Aqui na UniRV, por meio da YpeTec, temos trabalhado para criar um ambiente fértil para a inovação, um espaço em que ideias ganham forma, parcerias são construídas e talentos se revelam”, declarou.

Em seguida, o Superintendente Roque Neto, ressaltou a importância da UniRV na consolidação do ecossistema de inovação de Rio Verde. “Esta instituição já reconhecida por estimular o surgimento de novos empreendedores e apoiar a transformação de ideias em negócios que fazem a diferença”, afirmou.
Em nome da FAPEG, Carlos Alkimim, agradeceu à Administração Superior pela parceria de sucesso que amplia as possibilidades do Programa Centelha III. “A UniRV é um exemplo por seu fomento à inovação no meio acadêmico. Este programa oferece uma oportunidade de experimentar ideias, validar modelos de negócio, contar com mentorias especializadas e ainda concorrer a recursos financeiros para impulsionar seus projetos”, ponderou.

O reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto, reforça o compromisso da UniRV com o empreendedorismo inovador em prol da sociedade, por meio do incentivo ao pensamento criativo da comunidade acadêmica. “Falar em inovação é falar sobre o futuro que construímos todos os dias dentro da nossa instituição. Quando promovemos ambientes colaborativos, quando incentivamos nossos estudantes e pesquisadores a ousarem, estamos abrindo caminhos para um mundo mais justo, sustentável e inteligente. Reafirmo a inovação como um valor institucional. Que possamos continuar sendo uma Universidade que inspira”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos