Em um encontro que destacou a importância da eficiência e da inovação na gestão de Instituição de ensino superior pública, o reitor da Universidade de Rio Verde, Professor Dr. Alberto Barella Netto recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 24 de outubro, a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Dra. Analy Castilho Polizel, juntamente com o vice-reitor, Renato Nataniel Wasques e a chefe de gabinete, Marta Schorn.
Durante o encontro, o Reitor apresentou um pouco do modelo de gestão adotado desde 2021, quando assumiu o primeiro mandato, e que revolucionou os parâmetros institucionais, transformando a Universidade de Rio Verde na maior instituição de ensino superior pública municipal do país, ao passar de 4.446 estudantes para mais de 12 mil em 2025.
Os investimentos em infraestrutura também chamaram atenção dos visitantes, construções como o Complexo Administrativo e a Praça de Alimentação foram destaques na conversa, oportunidade em que o Professor Alberto Barella destacou a missão institucional de fazer investimentos constantes que promovam melhorias no processo de ensino-aprendizagem, citando que o Complexo irá otimizar a experiência acadêmica, ao centralizar em um só espaço, todos os departamentos que o estudante precisa acessar durante a jornada acadêmica.
Ainda durante a visita, o Reitor da UniRV apresentou alguns departamentos que foram criados ou ampliados estrategicamente para elevar o nome da Universidade ao patamar de excelência, destacando o relacionamento e a maneira de se comunicar com o público, que são fundamentais na captação e permanência de acadêmicos na Instituição.
O olhar voltado as pessoas e os investimentos no esporte universitário também foram compartilhados pelo Reitor, citando o exemplo do Programa de Desenvolvimento de Líderes – Lidera, uma pós-graduação contínua que capacita e desenvolve os gestores de departamentos, a fim de formar líderes preparados para os desafios, com o foco no alcance de resultados de alta performance.
Os representantes da Universidade de Rondonópolis também conheceram a Rádio UniRV FM 87.1, onde participaram ao vivo do Programa Acesso UniRV, contando um pouco da história da Universidade Federal e o seu papel no ensino superior em Mato Grosso. A UFR foi criada pela Lei Federal nº 13.637, de 20 de março de 2018, com natureza jurídica de autarquia, sendo uma instituição pública de ensino superior.
Sua história teve início na década de 1970, quando os habitantes da cidade de Rondonópolis pleitearam junto às autoridades a criação de cursos de educação superior, e como resultado, foi decretada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado do Estado de Mato Grosso a Lei nº 3.575, de 2 de dezembro de 1974, que criou o Centro Pedagógico de Rondonópolis.
“Estamos atrás de bons exemplos e a UniRV é uma universidade que tem excelentes indicadores, um exemplo nacionalmente a ser seguido. Agradeço, em nome da UFR, a acolhida e a troca de experiências, e pela abertura ao diálogo institucional. A UFR reconhece na UniRV uma referência de excelência e vê com entusiasmo o início de uma colaboração que certamente trará benefícios mútuos e impactos positivos para nossa comunidade acadêmica e para a sociedade,” destacou a reitora Analy.
“Ver que o modelo de gestão da Universidade de Rio Verde pode servir como referência para outras instituições públicas, reafirma que todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos tem alcançado o nosso propósito, que é oferecer uma educação superior de excelência aliada ao compromisso social. Agradeço à Reitoria da UFR pela cordialidade e por estreitar os laços entre as duas instituições públicas que tem em comum a missão de ensinar com qualidade,” ponderou o Reitor.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos