O último sábado, 18 de outubro, foi de emoção e conquista no litoral de São Paulo. Representando o Projeto Natação Paralímpica Marina Magalhães, liderado pela Professora da Universidade de Rio Verde, Paula Reys, o atleta Ailton Melo completou com sucesso a prova de 300 metros em mar aberto, durante o evento organizado pela Aquamundo, realizado na Praia de Cambury, em São Sebastião (SP).
A competição reuniu 950 nadadores, incluindo 24 atletas com deficiência (PCDs), divididos em cinco distâncias: 7 km, 3 km, 1,5 km, 600 metros e 300 metros. Mesmo após a chuva intensa da madrugada anterior a prova, que deixou o mar bastante agitado, Ailton concluiu a prova em 16 minutos e 39 segundos, conquistando o público com sua determinação.
O Projeto Natação Paralímpica Marina Magalhães é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover inclusão, autonomia e qualidade de vida por meio do esporte. As aulas acontecem gratuitamente na Academia UniRV, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h, e são abertas a qualquer pessoa com deficiência interessada em aprender a nadar ou desenvolver habilidades na natação paralímpica.
Para Paula, ver Ailton competindo em mar aberto foi a concretização de um sonho antigo. “Ver o Ailton completar a prova foi uma realização pessoal. Todos esses sonhos foram pensados com a minha filha, Marina Magalhães, que dá nome à instituição, mas que infelizmente não está mais aqui. Juntas conseguimos que ela fosse campeã no costas e no peito nas Paraolimpíadas Escolares. Levar um atleta para cumprir este sonho, além de emocionante, para mim é indescritível", compartilha.
A Professora revela também que esta conquista que vem de um trabalho que vai muito além da piscina. "Poder proporcionar a melhora da qualidade de vida e a melhora da autoestima dos meus alunos é o que me move diariamente. A prova foi sensacional, estamos planejando levar mais 4 atletas para nadar no mar e já estamos começando a planejar para o ano que vem", revela.
"Sinto que cumpro meu papel como professora de natação ao incluir por meio do esporte”, conclui Paula.
O projeto conta com o apoio da UniRV, que cede o espaço e oferece suporte às atividades, reafirmando o compromisso institucional com iniciativas que unem educação, inclusão e cidadania.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabenizou o desempenho de Ailton e a dedicação da Professora Paula e de toda a equipe envolvida. “Esta conquista representa a vitória da inclusão. É uma prova de que quando há oportunidade e incentivo ao esporte, não há limites para o que se pode alcançar. A UniRV se orgulha de apoiar projetos que unam a cultura esportiva a solidariedade e superação, valores que fazem parte da essência da nossa Universidade”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Laura Freitas