Os Programas de Mestrado da Universidade de Rio Verde são prova viva do compromisso da instituição com o avanço acadêmico e científico. O Mestrado em Produção Vegetal, primeiro do interior de Goiás e o Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, o primeiro do Brasil e o Mestrado em sustentabilidade e Agronegócio atuam como uma ponte entre a ciência e as necessidades reais do campo.
Inseridos no coração do agronegócio do Brasil, os programas também estabelecem a transformação social por meio da extensão universitária. Desde 2023, os programas participam do projeto “Mestres Extensionistas: A Pós-Graduação em Contato com a Sociedade”, financiado pela CAPES.
A iniciativa tem como diferencial o protagonismo dos acadêmicos. O Professor Dr. Gilmar Oliveira Santos explica que as atividades realizadas incluem entrevistas, podcast, treinamentos, cursos, oficinas, dias de campo, atividades em escolas, capacitações para produtores e técnicos, entre outras. “Mais de 200 mil pessoas já foram beneficiadas, em diferentes contextos e localidades”, afirma.
Nas palavras do Professor, essas atividades representam uma via de mão dupla. “Ao mesmo tempo que levam conhecimento científico para fora da Universidade, também proporcionam aos mestrandos uma rica troca de saberes com a sociedade. Para os acadêmicos, a extensão é uma oportunidade concreta de desenvolver habilidades como comunicação, empatia, liderança e resolução de problemas em situações reais”, afirma.
O Professor também reforça que a participação nas atividades extensionistas funcional como um diferencial no currículo dos mestrandos, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho. “Muitos estudantes acabam sendo reconhecidos e recrutados por empresas ou instituições com as quais mantêm contato durante essas ações”, compartilha.
Além disso, o mercado de trabalho também atua como uma extensão natural das atividades dos programas. O Professor conta que egressos vêm ocupando posições de destaque em empresas, cooperativas, consultorias e instituições públicas, o que, segundo ele, amplia o impacto da Universidade no setor produtivo.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, ressalta que a participação no projeto reforça o posicionamento da UniRV como incentivadora da produção científica no Brasil. “O envolvimento de nossos mestrandos nas atividades de extensão é motivo de orgulho. O contato com a comunidade contribui para a formação de profissionais mais conscientes e atentos às demandas do campo e da sociedade”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo