Reforçando a importância da obra para a formação acadêmica de excelência, o Reitor da Universidade de Rio Verde, Professor Dr. Alberto Barella Netto recebeu, na manhã do último sábado, 16 de agosto, a comitiva do Governo de Goiás para uma vista estratégica ao novo Hospital Municipal Universitário (HMU). A unidade que vai revolucionar a saúde pública do município e toda região conta com metade dos mais de R$ 200 milhões investidos custeados pela Instituição, que ainda é a detentora exclusiva do uso para a educação universitária.

A Comitiva liderada pelo governador Ronaldo Caiado e com presença do prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, do Secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior, os secretários municipais, Paulo do Vale (Governo) e Thiago dos Santos Souza (Saúde), Anderson Ferreira de Morais (Comunicação) e demais autoridades, visitou de perto o andamento das obras do HMU que deve ter sua segunda etapa entregue em outubro deste ano. Construído para ofertar atendimento de excelência e uma infraestrutura moderna, a unidade conta com 275 leitos de enfermaria, 36 de UTI, 15 leitos de observação no pronto-socorro, 21 unidades ambulatoriais e um centro cirúrgico com 8 salas com tecnologia de ponta, incluindo cirurgia robótica e hemodinâmica.

Fruto da parceria ente a UniRV e a Prefeitura de Rio Verde, o HMU foi projetado para ser uma referência no interior de Goiás, integrando assistência em saúde e formação acadêmica. O novo Hospital será um espaço completo para atender as demandas de alta complexidade, contando também com laboratórios, áreas de diagnóstico por imagem, teleconferência médica, heliponto para emergências e auditórios para capacitação profissional.
Com cerca de 25 mil metros quadrados de área construída, o HMU irá reforçar a rede de urgência e emergência do município, garantindo mais qualidade de vida para a população e impulsionando o desenvolvimento da região. Além disso, a obra reflete o compromisso da atual gestão em realizar investimentos constantes na melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O Governador reforçou o alcance dos atendimentos: “Trazer um hospital como este, com um padrão que muitas vezes não se encontra nem na rede privada, mostra o respeito à população e garante dignidade ao cidadão. É uma realidade que vai atender não apenas Rio Verde, mas toda a região Sudoeste.”
O secretário municipal de Saúde, Thiago dos Santos Souza, explicou o cronograma de funcionamento: “Inauguramos a primeira etapa em dezembro passado, com a parte ambulatorial. Agora, até o fim de outubro, vamos colocar 100% do hospital em operação, transferindo os pacientes internados em outras instituições para esta nova unidade.”
Para o prefeito Wellington Carrijo, o HMU é símbolo de gestão pública responsável e de visão de futuro. “É motivo de muito orgulho ver esse hospital pronto para atender não só nossa cidade, mas toda a região. É um investimento público de qualidade, que transforma vidas. Rio Verde mostra que o serviço público pode estar à altura do que a população merece”, afirmou.

Reforçando o compromisso institucional com a comunidade acadêmica, bem como, o papel social da Universidade de Rio Verde perante a população Rio-Verdense, o Reitor destacou a importância do espaço para a formação de excelência. “Esse será um espaço onde vamos aliar todo o conhecimento de sala de aula com a melhor estrutura que poderíamos ter para oferecer aos nossos alunos e consequentemente transferir esse atendimento de ponta para população. Teremos equipamentos de primeira qualidade com tudo que há de mais moderno, robótica, instalações humanizadas, que representa um espaço de excelência para a formação dos nossos estudantes,” menciona o Reitor.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos/Gilmar/Fabiano