Na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, a Universidade de Rio Verde celebrou mais um marco histórico com realização da aula inaugural do primeiro Doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, a nível de Doutorado foi aprovado junto à CAPES-MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em setembro de 2024 e representa um avanço acadêmico e científico na Instituição.
O momento especial reuniu doutorandos e alunos recém-ingressados no Mestrado em Produção Vegetal e contou com a palestra “A importância da Pesquisa e da Pós-graduação para Goiás”, que foi ministrada pelos professores Dr. Cláudio Rodrigues Leles, Diretor científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e Marcelo Rapahel Volf, Doutor em agronomia e egresso do Mestrado da UniRV.
A palestra, que abordou a importância da pesquisa científica e o papel estratégico da pós-graduação no desenvolvimento acadêmico e social, apresentou dados impactantes de pesquisas em Goiás. O Professor falou ainda dos desafios em elevar o percentual de mestres e doutores nas instituições goianas, bem como, a importância de aumentar o número de ingressantes nos cursos de pós-graduação.
A Universidade de Rio Verde já oferece o Programa de Mestrado em Produção Vegetal desde o ano de 2004, agora com a primeira turma de Doutorado, a Instituição avança ainda mais na ampliação do leque de oportunidades, reforçando o compromisso com a excelência na formação de profissionais qualificados e com a pesquisa científica de alto nível.
Além disso, com as turmas de Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, a UniRV amplia também as possibilidades de captação de recursos estaduais e federais, em órgãos como a Finep, o CNPq e a própria CAPES angariando fomento para vários outros projetos e programas e o aumento do quantitativo de bolsas de pesquisa. Sem contar a possibilidade de ampliar o quadro de doutores em uma área que promove soluções para a força motriz da economia brasileira, o agronegócio.
Em suas palavras, a Professora Dra. June Faria Scherrer e Menezes, que foi coordenadora do Mestrado e agora assume o Doutorado, reforçou agradecida, a trajetória do programa e suas contribuições para o agronegócio brasileiro. “O nosso Mestrado em Produção Vegetal, que há duas décadas vem formando profissionais e impulsionando a pesquisa, abriu caminho para chegarmos até aqui. Hoje, com o início do nosso primeiro Doutorado, damos um passo decisivo para fortalecer a ciência, ampliar as oportunidades e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do agronegócio e de Goiás, " comentou June.

Assumindo a coordenação do Mestrado, o Professor Dr. Givanildo Zildo da Silva deu as boas-vindas e compartilhou a importância do programa para a produção vegetal. “Sejam todos bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UniRV. Nosso Mestrado é um importante espaço de formação de pesquisadores e de produção de conhecimento científico de excelência, que reafirma o compromisso da Universidade com o desenvolvimento científico, tecnológico e social," ponderou Givanildo.

Fazendo parte da implantação do Mestrado em Produção Vegetal, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes lembrou com alegria, os primeiros passos para a concretização do programa e os desafios superados que consolidaram a pós-graduação que vai ao encontro do cenário do agronegócio. “Tive a honra de participar da implantação do Mestrado em Produção Vegetal e sei o quanto esse programa foi decisivo para consolidar a pesquisa na UniRV. Hoje, com o Doutorado, ampliamos nossa capacidade de gerar conhecimento, formar pesquisadores e contribuir com soluções inovadoras para a sociedade e para o agronegócio, que é a força motriz do nosso país," acrescentou Carlos César.

Finalizando os discursos da noite, o Pró-reitor de Pós-graduação, Prof. Dr. Elton Brás Camargo Junior, agradeceu a todos e reforçou a importância dos programas no fortalecimento da ciência e na formação profissional. "A pós-graduação é um pilar essencial para o fortalecimento da ciência e para a formação de profissionais altamente qualificados. Os nossos programas representam uma oportunidade acadêmica, e também um compromisso com o avanço do conhecimento e com o desenvolvimento do agronegócio em todo o país. A consolidação do Mestrado e a implantação do Doutorado em Produção Vegetal reafirmam a nossa missão de promover pesquisa de excelência," pondera Elton.

"Hoje celebramos um marco na história da UniRV. A implantação do nosso primeiro Doutorado é resultado de anos de dedicação, investimento e compromisso com a excelência acadêmica. Este avanço fortalece nossa missão como Instituição de ensino superior de referência, amplia as oportunidades para nossos pesquisadores e reafirma nosso papel estratégico no desenvolvimento científico e social de Goiás e do Brasil," comenta o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Ao final da palestra, Marcelo Volf, egresso da casa, compartilhou experiências profissionais que alcançou após a conclusão do Mestrado em Produção Vegetal na UniRV, destacando como a formação contribuiu para seu desenvolvimento técnico e para as oportunidades de atuação no mercado agrícola, além de incentivar os presentes a investirem em sua formação contínua.
Equipe ASCOM UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Eduardo Thomaz