A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde há mais de 40 anos tem se destacado por sua excelência na formação profissional de seus discentes nos mais diversos ramos das ciências jurídicas. Nesta segunda-feira, 28 de julho, a Faculdade de Direito realizou uma atividade destinada aos futuros juristas, reunindo autoridades para expor algumas das possibilidades da carreira.
Dando abertura oficial ao evento, a Diretora, Professora Dra. Línia Dayana Lopes Machado, agradeceu a presença dos estudantes e a parceria com os palestrantes renomados que se dispuseram a participar.
Dando seguimento, representantes do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito: Dr. João Barbosa Netto, esclareceram aos presentes a importância de uma entidade que represente os estudantes com a missão defender os direitos dos discentes, apoiar demandas junto à coordenação e à reitoria, além de participar da organização de eventos culturais, esportivos e científicos.
Dando continuidade à atividade, a Promotora da Infância e Juventude, Dra. Renata Dantas de Moraes Macedo, explicou que a carreira de promotor de justiça no Brasil envolve defender os interesses da sociedade, atuando na fiscalização do cumprimento das leis e na promoção da justiça.
Na sequência, Dr. Danilo Amaral, esclareceu que a carreira de defensor público é uma profissão jurídica que envolve a representação legal gratuita para pessoas que não podem pagar por um advogado.
Em seguida, ministrando a terceira palestra do dia, Delegada do DEAM: Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Dra. Fernanda Simão de Almeida reforçou que a carreira de delegado é uma função de liderança e investigação dentro da polícia civil ou federal. Ela explicou que os delegados são responsáveis por conduzir investigações criminais, gerenciar unidades policiais e tomar decisões importantes, além de serem fundamentais na aplicação da lei e na manutenção da ordem pública.
Finalizando o ciclo de palestras, Dr. Max Barreto Manso que atua na UPJ das Varas Criminais como Escrivão Chefe, ressaltou que a carreira de escrivão na área jurídica, especialmente na Polícia Civil, envolve atividades administrativas e de apoio a investigações e processos judiciais.
O encerramento do evento ficou por conta dos representantes da OAB Jovem e da Associação Atlética Acadêmica de Direito, a Grifo, que explicaram suas competências aos novos acadêmicos e garantiram suporte no período de adaptação à vida universitária.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, deseja boas-vindas aos novos acadêmicos. “Esperamos que este novo começo seja tranquilo e de muito aprendizado. Aqui na UniRV vocês terão acesso a educação de qualidade, pesquisa de alto nível e projetos de extensão que potencializam o saber jurídico. Sejam todos muito bem-vindos!”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos