O Professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro teve um de seus estudos publicado no livro ‘Educação, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos – volume 3’. A coletânea une as pesquisas e relatos de experiências e práticas apresentadas no III WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), que aconteceu no período entre 25 e 29 de setembro.
O capítulo intitulado ‘Elos entre corpo e mente em provocações filosóficas com cinco estudiosos do gênero humano: Doidge, Schwark, Cury, Grisa e Hellinger’ do Professor José Reinaldo expõe as teorias destes 5 pensadores, que tratam da necessidade do ser humano se despertar para o cuidado do corpo e da mente.
O Professor explica que o capítulo se trata de uma pesquisa bibliográfica. “O estudo se apoia nas discussões teóricas de que o cérebro é plástico; produz emoções; precisa se exercitar por meio dos seus códigos; cria a realidade e comanda o destino do ser humano; é responsável por elevar a prática das três leis do amor: hierarquia, equilíbrio e pertencimento, leis estas que regem a vida humana. A mente e corpo sempre estiveram em elos deste os tempos mais remotos, fator principal para que o ser humano se sinta interagido no palco existência”, esclarece.
O livro é o resultado da união de estudos de vários autores, unindo os relatos de atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico e interventivo de forma interdisciplinar com os grupos Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o Centro de Pesquisa Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR).
O Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto destaca a notoriedade desta conquista acadêmica. “Esta publicação mostra o compromisso de nossos professores com a pesquisa de alta qualidade, abordando temas diferenciados, e reforça ainda o papel da UniRV em formar profissionais capacitados e engajados, capazes de contribuir profundamente para o avanço do conhecimento pedagógico”, parabeniza.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Eduardo Thomaz