Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um dos primeiros setores a sofrer. No entanto, é justamente nesses períodos que o marketing se mostra uma das ferramentas mais poderosas para reinventar negócios, fortalecer marcas e criar oportunidades. A criatividade se torna uma necessidade.
Durante uma crise, os hábitos de consumo mudam e as prioridades do público também se transformam. É nesse cenário incerto que o marketing criativo assume um papel essencial. Em vez de apostar apenas em grandes orçamentos publicitários, as marcas bem-sucedidas desenvolvem campanhas mais humanas, com foco em empatia, propósito e soluções reais para os problemas de seus públicos.
A Diretora da Faculdade de Marketing da Universidade de Rio Verde, Professora Ma. Kerla Cristina Parreira Lima, explica que houve uma mudança nesta visão desde a pandemia da COVID-19. “Desde então, o profissional de Marketing tem sido muito mais solicitado do que era antes, porque as empresas entenderam que a relação com o consumidor é importante e a relação mudou durante a pandemia. Como não existia mais a empresa de portas abertas, ele precisou se comunicar com o consumidor de maneira diferente e esse comportamento mudou, nisso o profissional de Marketing se torna fundamental para as empresas. Hoje é muito priorizado criar relacionamento com o cliente”, explica.
A Professora explica que as empresas que rapidamente transformaram suas operações para o digital, ofereceram conteúdo relevante ou assumiram posturas sociais ganharam relevância e fidelidade dos clientes. Ela reforça que o marketing vai além da propaganda e reúne análise de mercado, posicionamento estratégico, comunicação assertiva e inovação. “Em uma crise, ele pode ser o principal canal de reinvenção para pequenas e grandes empresas”, comenta.
“Aqui na UniRV, o curso de Marketing prepara os acadêmicos para enfrentar exatamente esse tipo de desafio. A proposta pedagógica incentiva o pensamento estratégico e a criatividade como competências essenciais do profissional de marketing moderno. Por meio de projetos práticos, estudos de caso e simulações de mercado, os estudantes aprendem a atuar em cenários adversos, propondo soluções inovadoras e viáveis”, comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Os acadêmicos têm contato com temas atuais no mercado de trabalho, como no InovaMente – Congresso Interdisciplinar de Gestão, Tecnologia e Humanidades, um exemplo de evento que desenvolve a capacidade dos acadêmicos de pensar fora da caixa e encontrar oportunidades, além de promover networking com grandes empresas da área.
“Crises são inevitáveis, mas podem ser um momento propício para a inovação. Com criatividade, análise e estratégia, o marketing se mostra uma ferramenta de transformação. Formar profissionais preparados para isso é o papel de uma Universidade comprometida com o futuro”, conclui o reitor.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo