Nos dias 25 e 26 de abril, a Universidade de Rio Verde – UniRV, sediou o I Simpósio de Oncologia do Aparelho Digestivo. O evento foi idealizado e organizado pela Liga Acadêmica de Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina da UniRV, em parceria com as Ligas de Aparelho Digestivo, Semiologia, Nutrologia, Psiquiatria, Cuidados Paliativos e Anatomia Humana. Sob a coordenação das professoras Dra. Ana Paula Fontana e Dra. Marília Abella Davoli Goulart, a atividade contou ainda com o apoio das Faculdades de Enfermagem, Odontologia e Psicologia.
O Simpósio teve como principal objetivo promover a disseminação de conhecimentos sobre os principais tipos de câncer do trato gastrointestinal. Foram abordados temas como fatores de risco, estratégias de prevenção, condutas clínicas e aspectos psicológicos da doença, proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizado teórico e prático. Reforçando a proposta de uma abordagem multidisciplinar, a equipe de palestrantes foi composta por profissionais das áreas de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia.
No primeiro dia do evento, a programação teve início com a palestra “Abordagem Odontológica na Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca”, ministrada pelo Professor da Faculdade de Odontologia, Dr. Pedro Henrique Justino Oliveira Limírio.
Na sequência, o médico Pedro Freire Guerra Boldrin apresentou a palestra “Reabilitação Pré-operatória: O Cuidado no Paciente Cirúrgico”, seguida pela exposição do Professor Dr. Vicente Guerra Filho sobre “Tratamento Cirúrgico da Neoplasia do Estômago”.
O segundo dia foi dedicado a atividades práticas, incluindo aulas de intubação orotraqueal e acesso venoso com o cirurgião Antônio Rozeni, além de uma aula prática de suturas ministrada pelos monitores de Técnica Operatória, Alice Gravata, Renata Florêncio, Pedro Vitor Paiva e Kamilla Gabriela.
Também foram oferecidas aulas teórico-práticas, com vagas limitadas para garantir maior aproveitamento, abordando temas como “O Papel do Diagnóstico por Imagem no Estadiamento Local do Câncer de Reto” e “Desvendando a Colonoscopia Virtual por Tomografia”, conduzidas pela especialista Catherine Scherrer.
Outros destaques da programação incluíram a aula da Professora Ma. Belise Evangelista, especialista em Medicina de Família e Comunidade, e da Psicóloga Mestra Jordanna Borges, que abordaram o tema “Luto Antecipatório diante do Câncer: A Importância da Abordagem Clínica e Familiar”. Na sequência, o especialista Marcelo Macedo, cirurgião geral e do aparelho digestivo pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ministrou a palestra “Aspectos Cirúrgicos do Tratamento do Câncer Digestivo”.
A Prof. Ma. Belize Evangelista, também participou de uma importante discussão com a Ma. Sabrina Toledo e a Professora Uiara Rios sobre o tema: “Importância da associação do estado nutricional e da psicoterapia em pacientes portadores de câncer”.
O encerramento do simpósio contou com apresentações da médica Mônica Maciel Guimarães, especialista em Oncologia Clínica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, sobre “Como Prevenir e Diagnosticar Precocemente o Câncer Colorretal?” e da Esp. Lizzia Rabelo Barbosa, oncologista clínica da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, com o tema “Desafios do Diagnóstico Precoce do Câncer de Pâncreas e Perspectivas Futuras”.
Por fim, o Simpósio contou com uma mesa-redonda sobre “Abordagem Multidisciplinar no Diagnóstico Precoce do Câncer do Trato Gastrointestinal”, composta pelo Professor Dr. Carlos Deyver, cirurgião-dentista especializado em Estomatologia, pela enfermeira Especialista Lidianne Nascimento, e pela Dra. Jaquellyne Oliveira.
O I Simpósio de Oncologia do Aparelho Digestivo reuniu mais de 120 participantes, entre acadêmicos e profissionais da área da saúde, marcando um importante passo para a integração da abordagem multidisciplinar no conhecimento e estudo do câncer gastrointestinal.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reforça o compromisso dos futuros médicos da UniRV em sempre levar informação e tornar a divulgação científica mais acessível. “Uma atividade como este Simpósio é de extrema importância para expandir os horizontes dos estudantes e enriquecer ainda mais seu aprendizado. Parabenizo aos nossos acadêmicos e docentes pela organização e realização do evento, que além de conscientizar sobre uma doença tão comum, reforça a abordagem interdisciplinar”, comenta.