Nesta segunda-feira, 16 de setembro, a Universidade de Rio Verde – UniRV realizou a aula inaugural da segunda turma do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Segurança Pública e Investigação Criminal. O Programa foi organizado para aperfeiçoar os conhecimentos de pesquisa científica, com ênfase na qualificação de profissionais já atuantes no mercado de trabalho, incentivando a criação de novas técnicas, processos e procedimentos que produzirão impactos na área.
A solenidade contou com a presença do Vice-Reitor, Professor Dr. Arício Vieira da Silva; Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis; dos Coordenadores da Pós-Graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal, Delegado Dr. Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira; Dra. Jaqueline Camargo Machado de Queiroz Sielskis e Prof. Vinícius Pomar Schmidt; do Juiz Titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal e Juiz Diretor do Foro, Dr. Fernando Marney Oliveira de Carvalho; do Juiz Titular da 4ª Vara Criminal, Dr. Cláudio Roberto Costa dos Santos; da Juíza Titular do 2º Juizado Especial Cível Criminal, Dra. Ana Paula Tano; da Juíza Titular da 3ª Vara Criminal, Dra. Gryma Guerreiro Caetano Bento; a Diretora da Faculdade de Direito, Professora Dra. Línia Dayana Lopes Machado; entre demais docentes e autoridades civis e militares de Rio Verde.
Introduzindo a palestra, o Vice-Reitor, Professor Dr. Arício Vieira da Silva, trouxe um fraterno abraço do Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto e reforçou a importância do programa oferecido pela Universidade. “Hoje, a UniRV é a maior Universidade municipal do Brasil. Temos nesta segunda turma cerca de 40 profissionais que estão em busca de aprimorar seus conhecimentos e isso é muito positivo. Atualmente, Rio Verde possui um dos menores índices de criminalidade do estado de Goiás. Nosso programa fortalece esta posição contribuindo com o desenvolvimento do profissional da área.”, declarou.
O Vice-Reitor então distribuiu aos convidados exemplares do livro ‘Segurança Pública e Investigação Criminal’, obra proveniente de pesquisas científicas desenvolvidas pelos alunos da primeira turma do programa e publicada pela recém-criada Editora UniRV.
Em seguida, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Dr. Luiz Cláudio Veiga Braga deu início a sua palestra com o tema ‘Processo Eleitoral e a ferramenta que o Tribunal lançou para o combate de notícias falsas: GuaIA’.
O Desembargador iniciou apresentando sua trajetória na área do Direito e especialmente sua atuação na Justiça Eleitoral.
O Dr. Luiz Cláudio explicou então que a ferramenta GuaIA foi desenvolvida em parceria do TRE-GO com o Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de analisar publicações na internet que possam ter sido editadas, alteradas ou totalmente manipuladas para criar notícias falsas, popularmente chamadas de “fake news”.
A GuaIA avalia as publicações em uma escala que vai de 0 a 100 pontos para identificar as falsas informações. O desembargador também explicou que ela funciona e se operacionaliza como ferramenta de perícia. “Temos uma ferramenta de ponta, desenvolvida aqui em Goiás O nosso Tribunal está a frente dos demais estados. Com a GuaIA conseguimos identificar falsas notícias e também impedir sua disseminação, tanto em textos, quanto em áudios e imagens.”, declara.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto expressa orgulho com o início da nova turma e agradece a palestra esclarecedora: “É com entusiasmo que iniciamos mais uma turma no nosso programa de pós-graduação em Segurança Pública e Investigação Criminal. A compreensão da justiça eleitoral é essencial para a integridade democrática e a eficácia da segurança pública, sendo fundamental para garantir processos eleitorais transparentes. Esperamos que este programa seja uma grande oportunidade para os profissionais aprimorarem seu conhecimento.”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte