A pouco menos de um mês para o retorno do semestre letivo, a Universidade de Rio Verde tem realizado inúmeras ações de integração e aprimoramento para que o início das aulas, marcado para o dia 22 de julho, seja propício para receber bem toda a comunidade acadêmica. Nos dias 26 e 27 de junho a Pró-reitoria de Graduação reuniu diretores e coordenadores pedagógicos de todas as Faculdades para um diálogo sobre as diretrizes acadêmicas e administrativas de maneira eficiente e produtiva.
Esse diálogo permite um semestre letivo mais produtivo e facilita a disseminação de informações e práticas que beneficiam tanto docentes quanto discentes. Além disso, encontros como esse, são oportunidades valiosas para a construção de uma linguagem institucional uniforme, onde todos os setores da Universidade são alinhados quanto à excelência no atendimento e suporte acadêmico.
O encontro mediado pela Pró-reitora de Graduação, professora Dra. Kênia Alves Barcelos discutiu pautas como: o funcionamento do Sistema Educacional Integrado (SEI); as normativas da Secretaria Geral e os procedimentos para os Estágios obrigatórios e não-obrigatórios. Durante o encontro, também foram esclarecidos sobre o Plano de Carreira Docente, uma iniciativa criada pela Reitoria e aprovada no Consuni em julho do ano passado, com o objetivo de reconhecer e valorizar a carreira na docência. A atividade também se estenderá aos outros Câmpus.
Para o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, prof. Dr. Tales Prado essa integração significa um suporte mais consistente e alinhado a todos os diretores. “Pudemos ver a homogeneização da forma de transmissão dos dados, das ações da Universidade e isso é extremamente benéfico para a gente como diretor, para os nossos colegas, professores e principalmente para os acadêmicos. O que mais me chamou a atenção nesse momento foi a troca de saberes, pois é quando a gente faz uma reunião desse porte que entendemos o papel de um diretor no bom andamento das atividades do curso,” comenta Tales.
A Pró-reitora reforçou que a uniformidade na comunicação e nos procedimentos institucionais facilita o acesso a recursos e informações relevantes, tornando o ambiente pedagógico mais produtivo. Além disso, ao compreenderem melhor as diretrizes institucionais, os professores podem atuar de maneira mais coesa e integrada, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do ensino. “Estamos tendo a oportunidade de alinhar as ações que serão desenvolvidas durante o segundo semestre letivo, além disso esse é o momento de trocarmos informações para que os nossos acadêmicos e professores tenham uma experiência positiva nos próximos meses letivos,” afirma Kênia.
“Ao realizar encontros como este, a Universidade busca garantir que todos os envolvidos na gestão acadêmica estejam alinhados quanto às expectativas e práticas institucionais, criando um ambiente mais acolhedor e eficiente, onde os nossos acadêmicos podem se sentir mais amparados em sua jornada acadêmica,” acrescenta o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Rogério Guimarães