A Universidade de Rio Verde, UniRV, deu início hoje, 01 de dezembro, ao aguardado campeonato E-sports, que acontece juntamente a Gincana da Faculdade de Engenharia de Software (Fasoft). Essa iniciativa apoia o interesse da comunidade acadêmica pelos jogos eletrônicos e também reforça a missão da Instituição em promover a integração entre os estudantes, além de impulsionar o desenvolvimento de diversas habilidades entre os participantes.
.png)
O evento de abertura foi marcado por uma atmosfera vibrante! Equipes formadas por estudantes de diferentes cursos e Campus se reúnem neste evento para competir nos jogos mais populares. Hoje as disputas eram as classificatórias do FIFA 23, a grande final do Counter-Strike, e a divertida Gincana da Fasoft.
A diretora do curso de Engenharia de Software, Fabiana Girotto, reforça que o principal propósito da gincana e promover a interatividade entre os acadêmicos das Faculdades de Engenharia e trazer mais diversão ao longo da competição. “Sempre organizamos várias provas! Uma delas é a doação de alimentos não perecíveis que são destinados ao Lar dos Vovôs. Este ano temos também pebolim, fliperama, Just Dance e boliche eletrônico!”.

As competições continuam amanhã também com as finais do Free Fire, League of Legends, Valorant e FIFA 23. Jogando amanhã pela equipe Feks E-Sports, que compete no Free Fire, a estudante do curso de Medicina do Campus de Aparecida – Extensão Goiânia, Gabriella Carmo dos Santos, demonstra admiração pela realização do evento.
“Esta é a minha estreia no e-Sports da UniRV! Participo frequentemente de muitas outras competições, pois trabalho como influenciadora nesta área. Este é um cenário que tem crescido muito nos últimos anos, então ver que a Universidade abraça esta modalidade é algo positivo e mostra como ela se importa com a inclusão!”, declara.

Buscando hoje com a sua equipe “Billy e Amigos” o título de campeões no Counter-Strike, o estudante João Marcos Vieira Cabral demonstrou confiança: “Tem sido incrível participar da competição! Durante as competições classificatórias nos saímos muito bem, somente com uma derrota e hoje tenho certeza que vamos ganhar!”.

Além das disputas entre os acadêmicos, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, prof. Dr. Elton Brás, conta que o diferencial desta edição do e-Sports são as atividades abertas ao público, como o Cosplay, que acontece a partir das 16h no sábado, 02, e os jogos de FIFA 23 e Just Dance que acontecem como uma competição a mais, para gerar maior conexão entre a comunidade acadêmica e o público em geral.
"Os e-sports proporcionam oportunidades únicas para os estudantes se unirem, e isso cria uma ponte especial para a interação e colaboração entre diferentes áreas", afirma.

O Presidente da Federação de Desportos Universitários, Lusimar Santos, afirma que a competição e-Sports da UniRV é mais um exemplo a ser seguido no que se trata de incentivo ao esporte universitário.
“A UniRV cada vez mais inova na promoção da prática esportiva. Hoje realizando uma competição de nível nacional, incluindo as mais diversas práticas esportivas e sendo exemplo no incentivo ao esporte mais uma vez! Esta é uma Instituição que segue religiosamente o que a Federação Internacional de Esportes Universitários prega, que é atender diversidade e modalidade com a mesma qualidade. A UniRV se destaca por manter esta prática no seu dia-a-dia”, manifesta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herison Tessari