Educação Física, a ciência do corpo em movimento.
A Educação Física é a ciência que investiga os fenômenos manifestados pelo movimento humano no aspecto físico, social e comportamental.
A delimitação das áreas de atuação, bem como seu caráter profissional está dividida em Licenciatura Plena e Bacharelado.
A Licenciatura Plena é a ideal capacitação para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional, tendo a Pedagogia da Motricidade Humana como sua linha e perfil profissional, ou seja, observado o fenômeno educativo e sua utilização na formação humana através do movimento.
O Bacharelado tem como linha a Biodinâmica da Motricidade Humana, ao qual, habilita profissionais para atuarem em outras áreas que não a escolar; tais como, recreação/lazer, dança, esportes, atividade física e saúde, reabilitação etc.
De acordo com as diretrizes curriculares o campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade em diversas manifestações no âmbito da cultura do movimento intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais ou informais tais como (ginástica, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras.
Na sua ação no mercado de trabalho o profissional de Educação Física pode atuar como personal training, treinador e preparador físico de atletas e equipes, em academias de ginásticas, hotéis, empresas, spas, hospitais, acampamentos, consultorias do âmbito esportivo entre outros.
Contudo, o profissional também, é responsável pela prescrição de atividade física e exercício físico para indivíduos com necessidades especiais bem como para grupos específicos como portadores de algumas patologias (obesidade, diabetes, cardiopatias, hiperlipidemias entre outros).
O Curso de Educação Física pretende formar profissionais que atenda as seguintes habilidades e competências:
1º ano
- Dominar e conhecer os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais da Educação Física e suas áreas de conhecimento e atuação;
- Compreender a importância de cada disciplina inserida no curso de Educação Física;
- Dominar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da natação, ginástica olímpica, ginástica rítmica desportiva, atletismo e voleibol;
- Ter consciência sobre os principais problemas e dificuldades encontradas pelos indivíduos no contexto escolar e extra-escolar;
- Capacidade de planejar uma aula de atividade física ou educação física escolar;
- Desenvolver as Habilidades de Comunicação, leitura e interpretação de textos, reflexão sobre conteúdos e sua aplicação;
- Habilidades de Avaliação e auto-reflexão.
2º ano
- Dominar os conhecimentos conceituais específicos da Educação Física contextualizados nos valores da sociedade vigente;
- Explorar as diversas manifestações e expressões do movimento humano visando à formação e o enriquecimento cultural da sociedade e a melhoria da qualidade de vida;
- Incentivar a educação continuada, bem como a atualização tecnológica para melhores possibilidades de trabalho.
3º ano
- Saber planejar, elaborar e modificar aulas de acordo com a faixa etária, desenvolvimento motor, afetivo, social, cognitivo entre outros do educando;
- Saber diferenciar os objetivos da aula de acordo com as características do grupo a ser trabalhado;
- Ter competência para interdisciplinar e trabalhar de acordo com os valores e costumes da sociedade vigente;
- Transferência do conhecimento prático para o teórico e vice-versa;
- Ser auto-crítico e reflexivo;
- Compreensão do desenvolvimento humano como um todo (motor, cognitivo, afetivo, social, etc.)
- Demonstrar autonomia para a criação por si próprio de novas oportunidades;
- Flexibilidade para absorção e transformação de conhecimentos;
- Valorizar, conceituar e justificar a importância da Educação Física em todas as áreas de conhecimento.
4º ano
- O aluno deve apresentar uma postura profissional, entendendo a importância sócio-cultural da Educação Física para a população;
- Conhecer e entender os conteúdos necessários para a atuação profissional coerente e competente, nas diferentes áreas da Educação Física;
- Saber planejar e executar programas de atividade física nas suas diferentes demandas;
- Saber como e onde buscar conhecimentos dentro e fora da Universidade.