A Iniciação Científica é considerada um dos pilares fundamentais de uma Universidade comprometida com a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento social. Ao oferecer a oportunidade para que os acadêmicos sejam inseridos no universo da pesquisa desde a graduação, a Instituição reafirma o seu papel estratégico na produção do conhecimento, na formação de profissionais qualificados e no fortalecimento da ciência como instrumento de transformação da sociedade. De mãos dadas no fortalecimento desse pilar fundamental, o Programa de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde se tornou essencial na formação acadêmica e no fortalecimento da pesquisa científica dentro da instituição.
Para se ter uma ideia do impacto que o Programa tem dentro da Universidade, somente no ciclo 2025/2026, foram homologadas cerca de 400 inscrições, representando um crescimento expressivo de 30,5% em relação ao ano anterior. Por meio do programa, os estudantes têm a oportunidade de participar diretamente de projetos de pesquisa, atuando ao lado de professores e pesquisadores experientes, e essa vivência prática possibilita o desenvolvimento de competências fundamentais, como a realização de experimentos, a análise e interpretação de dados, além da elaboração de relatórios científicos.
Diante desse importante papel da Iniciação Científica no âmbito universitário, a UniRV oferece 62 bolsas de incentivo, e desse total, 12 são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 50 correspondem a bolsas institucionais, ampliando o acesso dos estudantes à pesquisa e fortalecendo a cultura científica na graduação. Essas bolsas, além de reconhecer o empenho e dedicação dos estudantes, garantem suporte financeiro para dedicação às atividades de pesquisa.
Além disso, a UniRV realiza anualmente o Congresso de Iniciação Científica (CICURV), um dos mais importantes eventos acadêmicos de incentivo à produção científica e o desenvolvimento intelectual dos estudantes. O evento criado em 2007, é espaço de troca de experiências, divulgação de resultados e fortalecimento da cultura científica dentro da Universidade.
O CICURV já é tradicional na Instituição, e todos os anos, além de ser o espaço oficial para apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos na graduação, também se tornou um ambiente estratégico para o debate de temas de relevância para a comunidade acadêmica. A edição 2025, por exemplo, promoveu uma reflexão sobre o papel da ciência e da inovação no desenvolvimento da sociedade.
Para fazer parte do Programa de IC da Universidade de Rio Verde, acadêmicos e acadêmicas devem participar de um edital de seleção, com previsão para ser publicado no mês de março. Os interessados precisam, antes de tudo, selecionar uma linha de pesquisa e ter um professor com título de mestrado ou doutorado com afinidade na área escolhida como orientador, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
“O Programa de Iniciação Científica da UniRV é um instrumento estratégico para o estímulo à pesquisa, o desenvolvimento acadêmico e a produção de conhecimento. Ao participar do programa, o estudante além de vivenciar uma experiência enriquecedora e transformadora, proporciona uma formação qualificada e comprometida com a ciência,” comenta o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Rogério Guimarães