A Universidade de Rio Verde assume a linha de frente no ensino superior de excelência e se destaca entre as instituições comprometidas com a inovação da saúde pública, ao realizar na manhã desta quinta-feira, dia 22 de janeiro, a primeira cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) do Centro-Oeste brasileiro no novo Hospital Municipal Universitário.
Foram realizadas duas cirúrgicas robóticas em pacientes come câncer de próstata, utilizando o Sistema Cirúrgico Robótico Da Vinci X, uma das tecnologias mais avançadas do mundo na área médica. O momento histórico para a Universidade e a Prefeitura de Rio Verde marca um avanço inédito para a medicina pública, consolidando a UniRV como referência nacional em inovação, ensino de excelência e cuidado com a população.
“Estamos presenciando hoje um feito histórico do SUS, não só no estado de Goiás, mas no todo Centro-Oeste do Brasil, a primeira cirurgia robótica está sendo realizada aqui na cidade de Rio Verde. Isso é fruto de muito trabalho desde a gestão do ex-prefeito Paulo e com o apoio total da nossa UniRV,” comenta o Prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo.
“Para nós da Universidade de Rio Verde, é uma grande alegria hoje estarmos realizando a nossa primeira cirurgia robótica e, que também representa um novo campo de estágio para os nossos alunos dos cursos da área da saúde. Isso é Rio Verde, isso é a Universidade de Rio Verde, trabalhando cada vez mais em prol da sociedade e em prol da comunidade acadêmica,“ compartilha o Reitor, Professor Dr. Aberto Barella Netto.
“Isso é um marco histórico para a saúde de Rio Verde e de todo o Centro-Oeste do Brasil, nós estamos fazendo a primeira cirurgia robótica. Hoje serão operados dois pacientes com câncer de próstata da fila do SUS. A partir de hoje, nossos pacientes da cidade de Rio Verde têm disponível essa tecnologia, graças aos investimentos feitos pela administração em parceria com a UniRV,” reforça o Secretário Municipal de Saúde.
Construído para ofertar atendimento de excelência e uma infraestrutura moderna, o HMU conta com 275 leitos de enfermaria, 36 de UTI, 15 leitos de observação no pronto-socorro, 21 unidades ambulatoriais e um centro cirúrgico com 8 salas com tecnologia de ponta, incluindo hemodinâmica. Fruto de um convênio com o município, o Hospital Municipal Universitário conta com metade dos investimentos custeados pela Instituição, que é a detentora exclusiva do uso para a educação universitária.
Com tecnologia de ponta, o Hospital integra o seleto grupo de hospitais do Brasil que oferecem cirurgia robótica totalmente integrada ao SUS, ampliando o acesso da população a procedimentos de alta precisão, segurança e menor tempo de recuperação. Além do impacto direto na assistência à saúde, o local representa um marco para o ensino superior e a formação acadêmica da UniRV, ao se tornar a principal plataforma de aprendizado prático para estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade de Rio Verde.
Além disso, o Hospital também fortalece a pesquisa aplicada, a capacitação profissional, e os programas de residência médica e residência multiprofissional, ao integrar ensino, tecnologia e prática clínica, que resultam em uma formação acadêmica de excelência.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos