Referência nacional em inovação no agronegócio, a Universidade de Rio Verde deu início às tratativas para um convênio internacional de intercâmbio na área de Ciências Agrárias, com foco em segurança alimentar, pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável. A proposta surgiu a partir do interesse de Samba Bathily, CEO do grupo Africa Development Solutions (ADS), que buscou a Universidade para estabelecer uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento da produção de alimentos no continente africano.
A UniRV tem se destacado pelo protagonismo no agro, liderando mestrados inéditos em produção e sustentabilidade, além de contar com uma infraestrutura completa voltada à pesquisa científica. São mais de 42 hectares destinados a experimentos e desenvolvimento tecnológico integrados ao Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição, consolidando a Universidade como uma referência no campo.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, recebeu ontem na UniRV, o CEO, Samba Bathily; Mamadou Grame, Conselheiro Sênior do CEO; Hasani Damazio, CEO do Rio Verde Group; Hugo Leonardo Sares Bento, Diretor Regional do Rio Verde Group; Maicon José Aissa, Diretor Grupo Terra Forte; Ricardo Aparecido da Silva, Gerente de Produção Sementes Marambaia; Fernando Teixeira de Moura, Diretor da Optimus Animal Feed e o Professor Me. Ricardo Padilha, Diretor do Departamento de Mobilidade e Integração Global, para dar início às negociações.
Durante a reunião, Samba Bathily contou que parte de seu interesse pela UniRV está ligado às semelhanças climáticas entre a região de Rio Verde e diversos países africanos, o que favorece a adaptação de tecnologias agrícolas, práticas de manejo e pesquisas desenvolvidas no Brasil. A proposta é estruturar, a partir de Goiás, um polo de empresas e inovação, capaz de transferir conhecimento técnico e científico para países africanos, com a UniRV atuando de forma central na formação acadêmica, na pesquisa e no intercâmbio de estudantes.
Além disso, a parceria visa a promoção do Projeto Porto Seco, para atrair investimentos do Abu Dhabi Port Group, e o Acordo Cidade-Irmãs entre Rio Verde, Conarky e Abu Dhabi, visando cooperação internacional.
Em entrevista à revista Forbes, Samba Bathily destacou que a segurança alimentar é um dos maiores desafios globais da atualidade e defendeu investimentos em educação, ciência e tecnologia como caminhos para transformar esta realidade. A visão do CEO se alinha diretamente ao modelo de pesquisa aplicada desenvolvido pela UniRV.
A Africa Development Solutions (ADS) é um grupo multinacional africano voltado ao desenvolvimento econômico sustentável, atuando como plataforma integrada de serviços e investimentos em diferentes setores estratégicos. A missão do grupo é transformar o potencial dos recursos africanos em riqueza sustentável, promovendo crescimento econômico, geração de oportunidades e autonomia produtiva para governos, empresas e comunidades locais.
Dentro dessa perspectiva, a segurança alimentar é tratada como prioridade da possível parceria. A proposta prevê tornar a agronomia mais atrativa para os jovens africanos, a partir do contato com práticas modernas de pesquisa, tecnologia e inovação já consolidadas na UniRV. Além disso, o convênio leva o nome da Universidade de Rio Verde a mais de dez países do continente africano, ampliando o alcance internacional da Instituição.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella, destacou o papel estratégico da UniRV no cenário global do agronegócio e da segurança alimentar. “A UniRV tem investido de forma consistente em pesquisa, inovação e sustentabilidade no agronegócio. Estabelecer diálogos com grupos internacionais como a ADS reforça nosso compromisso com a ciência aplicada e com soluções que ultrapassam os muros da instituição e até as fronteiras do país. A segurança alimentar é uma missão global, e a Universidade de Rio Verde está preparada para contribuir com conhecimento, formação acadêmica e pesquisa de alto nível”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos