A Universidade de Rio Verde, por meio das ações de extensão universitária, tem reforçado constantemente o compromisso institucional com o desenvolvimento social e a formação de excelência. Estruturados para integrar ensino, pesquisa e atendimento à comunidade, as ações de extensão ampliam o acesso ao conhecimento acadêmico e promovem soluções concretas para demandas regionais. Essas inciativas tem ganhado cada vez mais espaço e consolidado a Universidade como agente estratégico na promoção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.
Um dos projetos desenvolvidos na Instituição e que tem promovido resultados concretos recebeu aprovação no edital de Chamada Pública nº12/2025 – Apoio a Projetos de Extensão de Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás. O programa de extensão “Engenheirando Sonhos”, criado em fevereiro de 2019 com o objetivo de contribuir e facilitar a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), por meio da recreação, lazer e do esporte.
Focado em promover o desenvolvimento social e sustentável e a interação entre a Universidade e a comunidade, o Programa, coordenado pela Professora Dra. Paula Andreia Reys promove a inclusão das PCDs ao convívio social, político e financeiro da sociedade, por meio do esporte. As ações que conta com acadêmicos e professores de vários cursos usa a tecnologia a favor da acessibilidade, construindo e adaptando, a partir de sucata vários acessórios esportivos, bengalas, andadores e cadeiras de rodas. Esses equipamentos são construídos a partir das demandas do município e desenvolvidos de forma totalmente gratuita no Laboratório de Tecnologia Assistiva da UniRV.
As ações realizadas tem beneficiados PCD´s de Rio Verde e Santa Helena de Goiás. Além disso, o Programa promove a sustentabilidade ao retirar do meio ambiente sucatas como alumínio, ferro, plástico e vários outros itens. “O Programa de Extensão Engenheirando Sonhos integra Universidade e comunidade para promover inclusão e sustentabilidade. Estamos transformamos resíduos sólidos, por meio de Tecnologia Assistiva, em equipamentos que promove melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência em Rio Verde e Santa Helena de Goiás,” comenta a Professora.
“O Programa representa mais um dos diversos exemplos de propostas de extensão universitária que evidenciam a diferença que a Universidade de Rio Verde promove no cenário das ações junto à comunidade. A bolsa FAPEG veio para ampliar esse reconhecimento, fortalecendo a relevância e a importância da proposta diante do contexto de inovação na extensão universitária,” comenta o pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Me. Marcos Marcondes de Godoy.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Guimarães