O segundo dia do Vestibular de Medicina da Universidade de Rio Verde, destinado a preencher as vagas do campus Aparecida de Goiânia, foi marcado por tranquilidade. Mesmo sob a ansiedade do processo seletivo, ficou visível que o vínculo entre candidatos e suas famílias teve papel fundamental na preparação emocional e acadêmica dos vestibulandos.
Desde a abertura dos portões às 11h30, o movimento no local de provas evidenciou a presença constante de pais, amigos e familiares que acompanharam de perto este momento decisivo. Vinda de Goiânia acompanhando sua filha Rajla Maria, a Sra. Maria Lacerda conta que a expectativa pelo sonho da filha é muito grande.
“A emoção é enorme, mas estamos confiantes. Ela vem se dedicando muito desde sempre, porque a Medicina é o que ela almeja desde a infância, e ela vem de uma boa escola. Esperamos muito que ela seja aprovada aqui para que fique bem perto da família”, comenta.
A tradição de excelência da Universidade também é um dos atrativos para as famílias. O professor Hugo conta que no período em que lecionou nas escolas de Rio Verde conheceu a UniRV, e por isso sabe de sua qualidade. Foi através dele que seu filho, Leonardo, conheceu a instituição e se inscreveu no vestibular.
“Espero que ele seja aprovado nesta Universidade, que sei que é de alto nível. Tenho quatro primos que se formaram aqui, já estão trabalhando, e por isso sabemos da qualidade. Desejo a todos uma boa prova hoje, especialmente ao meu filho”, compartilha Hugo.
Juntos no período que antecedeu a entrada no local de provas, ambos demonstraram confiança na preparação do candidato e muito bom-humor quanto às expectativas. “Ele está bem preparado, estamos confiantes hoje. Quando chegar a aprovação a promessa é raspar esse cabelo”, brinca o pai.
Os pais Sandro e Leidiane, vieram de Minas Gerais dar apoio para a filha Ana Alice, que realiza o processo seletivo do vestibular pela primeira vez na vida. A família conheceu a Universidade “Eu pensei que estaria mais nervosa, mas estou até calma. Vou tentar em todos os campi, espero conseguir”, conta a vestibulanda.
O pai confessou estar um pouco nervoso pela filha, mas com expectativas muito positivas. “Estou um pouco apreensivo, por ser a primeira prova dela. Ela acabou o Ensino Médio agora, mas vamos tentar. Ela sempre foi uma boa aluna e acredito que ela tem muitas chances de conseguir vai conseguir”, comenta.
A mãe demonstrou total confiança e muita animação na torcida. “Sei que ela está muito bem preparada, se dedicou bastante ao longo do ano, estudou em uma excelente escola. Estou confiante! A oportunidade e a chance são dela, vai com tudo que vai dar certo!”, comenta Leidiane.
De Goiânia, Emanuele e seus pais Daniela e Edson se emocionaram compartilhando do mesmo sonho. “A gente sofre com essa turminha”, brinca a mãe. “Desde o início do Ensino Médio vemos a preparação dela. Ela ouviu falar da universidade na escola, e pela ótima reputação da UniRV, viemos acompanha-la na conquista deste sonho”, conclui.
“Estamos confiante, sabemos do potencial e eu sei que vai dar certo”, comentou o pai.
“Foi um tempo muito difícil, a preparação foi muito cansativa, mas acho que vai dar certo. Espero que todos nós façamos uma boa prova hoje, sempre com fé em Deus, que vai dar certo. Nunca podemos desistir dos nossos sonhos”, compartilha a esperançosa Emanuele.
Diante do impacto do vestibular, muitos candidatos se mostravam tensos, em contraste a calma e segurança dos pais. Eduarda, de Morro Agudo de Goiás, comenta que seu coração estava ansioso antes da prova.
“Eu estou torcendo por ela, estou confiante. Ela estuda o dia todo, estudava bastante, final de semana, feriado e graças a Deus vai dar certo. Sei que ela vai fazer uma boa prova e vai conseguir”, almeja o pai, Agnaldo.
A UniRV reconhece que o apoio da família é essencial na construção da trajetória do estudante, oferecendo suporte emocional, incentivo e segurança durante toda a preparação para o vestibular.
Pensando nesse acolhimento, a Universidade disponibiliza o tradicional Espaço da Família, um ambiente especialmente preparado para receber os acompanhantes durante o período de realização das provas. Funcionando no Centro de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, o local proporciona conforto e estrutura adequada, permitindo que as famílias aguardem com tranquilidade.
Os familiares que não podem se desconectar do trabalho podem usufruir do espaço coworking, ambiente climatizado, com acesso a internet e climatizado, reforçando o cuidado e a atenção da instituição com todos os envolvidos no processo.
O reitor da UniRV, Professor Dr. Alberto Barella Netto, ressaltou a importância do momento para os candidatos e suas famílias. “O vestibular é mais do que uma seleção, é o início de um sonho que envolve toda a família que o apoia. Na UniRV, valorizamos esse vínculo e reafirmamos nosso compromisso com uma formação médica de excelência, humanizada e comprometida com a sociedade”, destacou.
A Semana do Vestibular de Medicina da UniRV segue até sexta-feira, 28. Confira o cronograma:
Campus Goianésia – 26/11
Campus Formosa – 27/11
Campus Luziânia – 28/11
A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva acontecerá após as 20h.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz e Marcos Santos