Hoje, a Universidade de Rio Verde subiu mais um degrau em sua consolidação como agente de desenvolvimento com a entrega do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – Agrohub UniRV.
O novo espaço integra infraestrutura moderna, ambientes de coworking e salas de pós-graduação, fortalecendo a presença da Universidade como referência regional em ciência, tecnologia e empreendedorismo.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes do setor produtivo, pesquisadores, e membros da Administração Superior. A cerimônia simboliza um novo capítulo para a produção científica e para o ecossistema de inovação do Sudoeste Goiano.
Abrindo os pronunciamentos, a Consultora de Inovação, Professora Dra. Juliana Suzin, destacou o valor histórico do momento, reforçando o papel da UniRV ao se posicionar como um ator importante no ecossistema de ciência, tecnologia e inovação regional.
“Este Centro é o resultado de anos de trabalho, parcerias e visão estratégica. Este momento é um marco que mostra o avanço e o protagonismo da Universidade de Rio Verde em uma cidade movida pela inovação. Vemos aqui toda uma estrutura montada para a produção de conhecimento, desenvolvimento de StartUps, integração de soluções e grupos de pesquisa em prol de melhorias para a sociedade”, declarou.
Em seguida, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG, Marcos Fernando Arriel, falou sobre o impacto da UniRV para todo o estado de Goiás, potencializando a ligação entre academia e mercado.
“Nós da FAPEG temos a missão de fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação. Nesse sentido a UniRV tem um papel fundamental formando pesquisadores e empreendedores inovadores que transformam ideias em negócios. Este Centro dialoga diretamente com a nossa política, e por isso tenho certeza que daqui sairão grandes ideias. A FAPEG acredita na ciência como motor do desenvolvimento, e a UniRV se torna peça-chave nesse processo”, afirma.
Representando a ANPROTEC, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, o Diretor Presidente do Parque Tecnológico de Jataí, Carlos Alberto Costa, reforçou a importância da integração entre academia e setor produtivo.
“Inovação não nasce sozinha, ela surge quando Universidades, empresas, governo e sociedade se conectam. O que vemos hoje na UniRV é a materialização dessa parceria, gerando condições para que StartUps, pesquisadores e empreendedores encontrem um ambiente fértil para transformar ideias em soluções reais”, ponderou.
O Prefeito de Rio Verde, Dr. Wellington Carrijo, ressaltou a parceria histórica do município com a Universidade e reconheceu seu papel no crescimento econômico regional.
“A UniRV sempre foi sinônimo de desenvolvimento para Rio Verde. Essa Universidade, que é reconhecida em todo o Brasil, sai na frente mais uma vez, trazendo ciência, tecnologia e inovação para o acadêmico. Tudo isso é possível graças à gestão do atual Reitor, que mantém inabalável o serviço social ao qual a instituição se propõe. Hoje, com a entrega deste Centro, a cidade ganha um espaço que beneficia não só acadêmicos, mas toda a população. Inovação traz qualidade de vida, avanço econômico, e oportunidade. Rio Verde tem orgulho de caminhar ao lado da UniRV”, reiterou o Prefeito.

Deixando clara sua alegria com mais uma realização de tamanho porte na Universidade, o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, destacou a relevância da obra ao centralizar inovação, pesquisa e pós-graduação, além de consolidar parcerias estratégicas. “Este Centro nasce para ser um lugar de encontro entre academia, setor produtivo, governo e sociedade civil, formando a Hélice Quádrupla do desenvolvimento, e trabalhando juntos para transformar desafios em soluções em prol da população e da ciência”, declarou.
O reitor destaca que o Agrohub simboliza a visão de futuro da UniRV em se consolidar como uma Universidade que inova, empreende, dialoga com o mundo e que devolve à sociedade conhecimento capaz de transformar.
“Aqui oferecemos infraestrutura moderna, laboratórios avançados, ambientes colaborativos e, em breve, nossa Smart Farm, que conta com 40 hectares, sendo 16 irrigados na FabLab, que permitirá testar tecnologias diretamente no campo. Aqui, pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos de todos os setores poderão trabalhar em projetos, desenvolver tecnologias, gerar dados para políticas públicas e fortalecer todo o mercado”, destacou o reitor.
“Já contamos com 12 startups incubadas e cerca de 10 milhões de reais em investimentos. Hoje, lançamos as bases de um ecossistema que pertence a todos nós e que certamente impulsionará Goiás e o Brasil a um novo patamar de inovação”, concluiu.
Em seu discurso, o reitor Alberto Barella realizou ainda a assinatura da proposta de lei do Edital de Incentivo à Pesquisa e Inovação, a ser encaminhada ao Legislativo Municipal, com previsão de R$ 1 milhão em fomento para startups e projetos tecnológicos.
“Este edital permitirá que ideias nascidas aqui ganhem força, saiam do papel e alcancem o Brasil e o mundo”, completou.
Durante a cerimônia, foram destacadas as instituições que forneceram Cartas de Apoio ao projeto submetido à FINEP, incluindo empresas do agronegócio, cooperativas, órgãos públicos, startups e instituições de pesquisa.
Também foram anunciadas as empresas pré-incubadas no AgroHub UniRV, entre elas: Implement.Conect, Secagem Digital, Groubots, Silobot, Acesse Libras IA, Piutech, TechBieer, Plataforma Virtus, Abobrão Delivery, Farm Tim, Destine e Futura Drones.
Após os pronunciamentos, os presentes participaram do descerramento da placa, solenidade que dá o pontapé inicial ao novo capítulo da história da Universidade de Rio Verde.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos