O programa de extensão “Escola que Acolhe: Saúde Mental para Educadores”, desenvolvido pelas Faculdades de Enfermagem, Medicina e Psicologia da Universidade de Rio Verde, tem como objetivo promover a saúde mental e prevenir a Síndrome de Burnout entre profissionais da educação infantil da rede municipal. A iniciativa coordenada pelo Me. Lair Ferreira de Oliveira Filho. propõe um espaço de escuta, diálogo e construção conjunta de estratégias de cuidado, fortalecendo vínculos entre universidade e comunidade.
Durante o mês de outubro, o programa realizou duas ações no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Joana Perpétuo, em Rio Verde, com momento de acolhimento e diálogo com os educadores, acompanhado da aplicação de um questionário sobre a Síndrome de Burnout, visando identificar fatores de estresse, exaustão emocional e sobrecarga entre os profissionais da escola.
Os extensionistas também conduziram uma mini oficina educativa sobre saúde mental no trabalho, com dinâmicas de sensibilização, respiração e relaxamento guiado, que incentivaram a reflexão sobre autocuidado e bem-estar no ambiente profissional. Além disso, ocorreram oficinas voltadas à prevenção do esgotamento emocional e ao fortalecimento da autoestima, com rodas de conversa, práticas de relaxamento e dinâmicas de valorização pessoal, promovendo um clima de integração e acolhimento entre todos os participantes.
E para avaliar os resultados alcançados ao longo do ano, docentes e acadêmicos envolvidos no Programa se reuniram no início do mês de novembro, para discutir as oficinas e intervenções realizadas no CMEI Maria Joana Perpétuo. O encontro promoveu uma análise crítica dos dados obtidos, incluindo o feedback dos profissionais da escola, coletado por meio de formulário eletrônico aplicado ao final das atividades.
As respostas demonstraram ampla satisfação com o programa: 78,9% avaliaram a organização geral como excelente e 21,1% como boa; 94,7% consideraram o tema totalmente relevante para sua realidade de trabalho; e 100% relataram que as ações os ajudaram a refletir sobre sua própria saúde mental e bem-estar no ambiente laboral. Além disso, 94,7% dos participantes afirmaram ter se sentido acolhidos e à vontade durante as atividades, e todos destacaram a importância de que iniciativas como essa continuem sendo desenvolvidas nas escolas.

Esses resultados reforçam o impacto positivo do Programa de Extensão Universitária e a efetividade da abordagem extensionista adotada, pautada na escuta, no diálogo e na construção conjunta de estratégias de cuidado. Dentro do levantamento dos resultados, foi realizada a devolutiva institucional à Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde e à direção do CMEI, com os resultados das ações e discutidas possibilidades de continuidade e ampliação do programa para outras unidades escolares da rede municipal.
"Com as ações desenvolvidas no programa, a UniRV reafirma os pilares extensionistas de interação e diálogo com a comunidade, interdisciplinaridade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e impacto social transformador," comenta Professor Lair.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Coordenação Programa “Escola que Acolhe”