Na noite desta quinta-feira, 02, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde, realizou o evento Cultura e Saúde na Longevidade: Diálogos Interdisciplinares, que teve como objetivo apresentar como a arte e ações culturais desempenham um papel vital na promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
A atividade também representou a culminância do Projeto de Extensão Arte e Cultura Não Têm Idade, que reúne futuros pedagogos, psicólogos e fisioterapeutas na Associação Beneficente Auta de Souza (ABAS), oferecendo atividades educacionais culturais aos idosos. O programa explora diversas linguagens artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, reconhecendo a importância dessas atividades para estimular a criatividade, a expressão emocional e a cognição.
Abrindo o evento, o Coral da UniRV, sob a regência do maestro Prof. Júlio César Costa Barbosa, deu um tom especial de acolhimento à noite de abertura.
A solenidade começou com um agradecimento especial ao diretor da ABAS de Rio Verde, Jorge de Menezes de Carvalho. Na sequência, a Diretora da Faculdade de Pedagogia, Professora Ma. Deusmaura Vieira Leão, deu as boas-vindas aos presentes e reforçou como as iniciativas do projeto são importantes para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos idosos, ao mesmo tempo em que fortalecem as relações interpessoais.
O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Professor Dr. Arício Vieira da Silva, parabenizou a realização do projeto e reforçou o compromisso da UniRV em dar suporte ao projeto. “Uma proposta desta natureza visa não apenas proporcionar benefícios para os idosos, mas também oferecer uma oportunidade valiosa para a curricularização da extensão. É a UniRV consolidando seu papel como instituição engajada no bem-estar dos idosos e na formação dos futuros profissionais”, declarou.
Em seguida, os presentes puderam assistir a uma mostra audiovisual das atividades artísticas desenvolvidas pelos idosos e acadêmicos nos encontros do Projeto. Além disso, algumas das produções foram expostas na entrada do Auditório, como uma galeria de arte para celebrar o sucesso da atividade que tocou tantas vidas.
Para a mesa redonda que abordou o tema Cultura e Saúde na Longevidade: Diálogos Interdisciplinares, foram convidados a Psicóloga Patrícia Arantes Morais Fernandes; o Fisioterapeuta Ronaldo Peres de Souza; a Farmacêutica e Bioquímica Fernanda Cristina Roier e a Professora de Artes Visuais/Arte-terapia Gisele Destro de Lima. A mediação foi conduzida pela Psicóloga Caroline Josiane Nascimento Fernandes, docente dos cursos de Pedagogia e Psicologia da UniRV.
A discussão possibilitou uma visão ampliada dos desafios e potencialidades da velhice, que acontece de muitas maneiras, reconhecendo a arte como recurso de cuidado, integração social e promoção da saúde.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos