Conciliando o tema estudado em sala de aula, com as oficinas do projeto de extensão universitária sobre valorização das plantas do Cerrado, a Universidade de Rio Verde recebeu nesta segunda-feira, dia 29 de setembro, estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de um Colégio de Rio Verde. A vista foi mediada pelos professores da Faculdade de Agronomia e dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Dra. Camila Jorge Bernabé Ferreira; Dra. Cellini Castro Dr. Guilherme Braz e Dra. Mariana Nascimento Siqueir.
Durante a visita, os professores realizaram um momento especial em sala de aula, com o aprofundamento do conteúdo e discussão de temas como a importância do Bioma Cerrado para a produção de água doce, bem como, a importância da água doce para a agricultura, além de aprofundar sobre a importância da produção com sustentabilidade.
Para elucidar o tema estudado pelas turmas do ensino fundamental, um divertido e enriquecedor passeio pela Trilha Ecológica da UniRV proporcionou a riqueza dos detalhes do Bioma cerrado. No local, que conta com dois tipos de formações, sendo as savanas e as florestas, os pequenos estudantes presenciaram fatos curiosos da natureza, como a rápida passagem de um Teiú e presenciaram ao vivo a troca de exoesqueleto da Cigarra, fator que chamou bastante atenção dos futuros acadêmicos.
A Trilha Ecológica da UniRV recebe estudantes do ensino fundamental e médio para aprofundamento de temas como o Bioma Cerrado, ao proporcionar de perto uma experiência enriquecedora e a possibilidade de conhecer algumas espécies de plantas típicas desse ambiente.
As oficias integram o projeto de extensão “Valorização da cadeia produtiva de fitoterápicos por meio do fomento a boas práticas de cultivo e manejo em comunidades da agricultura familiar”, aprovado em 2023, junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O projeto prevê a valorização da cadeia produtiva de fitoterápicos por meio de testes de extratos de plantas medicinais do Bioma Cerrado que permitam o reconhecimento de seus benefícios e posterior aplicação em novos produtos, por meio de atividades de inclusão social na cadeia produtiva das plantas pesquisadas.
Equipe Ascom UniRV:
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos