A Universidade de Rio Verde deu um mais um passo importante na consolidação de sua presença no cenário acadêmico internacional. A instituição passou a integrar o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), tornando-se a primeira universidade municipal do Centro-Oeste a fazer parte da associação, que reúne 96 universidades brasileiras e seis instituições estrangeiras.
O GCUB é uma entidade de caráter acadêmico, científico e cultural, que promove a cooperação internacional no ensino superior. Suas ações contam com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e tem o objetivo de fortalecer a mobilidade acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes, além de fomentar a troca de conhecimento e valores entre diferentes culturas.
Ao integrar o GCUB, a UniRV amplia o horizonte de oportunidades para sua comunidade acadêmica. Alguns dos benefícios proporcionados pela adesão ao grupo incluem programas de intercâmbio, seminários internacionais, missões acadêmicas e cursos de formação de líderes em cooperação internacional. Essa iniciativa fortalece a formação global dos estudantes e docentes, permitindo o acesso a experiências acadêmicas diversas, sistemas educacionais de excelência e realidades de diferentes países.
A participação da UniRV no GCUB vai ao encontro direto dos objetivos da Associação Brasileira de Educação Internacional, FAUBAI, da qual a UniRV já faz parte, atuando na promoção da internacionalização do ensino superior brasileiro.
Em maio deste ano a UniRV marcou presença na Conferência e Expo Anual da NAFSA 2025, inciando um capítulo importante no avanço do processo de internacionalização. A participação no maior evento mundial de educação internacional serviu para reafirmar o empenho da UniRV no rompimento das fronteiras acadêmicas, firmando conexões globais.
Outro marco recente na jornada da internacionalização foi a conquista da Plenitude do comitê local da IFMSA Brazil – entidade que representa oficialmente no Brasil a maior federação de estudantes de Medicina do mundo, a International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA). Essa conquista, torna a UniRV apta a receber estudantes de outros países, contribuindo para um ambiente de trocas interculturais transformadoras.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto ressalta que a adesão da UniRV ao GCUB e o fortalecimento dessas redes de cooperação são prova do engajamento da UniRV com uma educação superior conectada às demandas globais. “Essa participação vai ao encontro de nossos objetivos com a internacionalização. Dessa forma ampliamos as oportunidades de nossa comunidade acadêmica a médio e longo prazo, preparando profissionais cada vez mais completos e alinhados ao mercado e às demandas sociais. A presença no GCUB é muito mais que um marco para nossa instituição e para o município de Rio Verde, é uma prova de que estamos no caminho certo e no começo de uma jornada que fará a diferença”, destacou.