A Universidade de Rio Verde tem se destacado cada vez mais no cenário acadêmico e científico, consolidando-se como um polo de excelência em pesquisa e inovação. Com investimentos estratégicos e ações estruturadas, a Instituição avança significativamente na produção de conhecimento, sustentada pelos programas de Mestrados e Doutorado, incentivos contínuos à pesquisa e a estruturação de infraestruturas que fortalecem a investigação cientifica e a inovação.
Entre os principais pilares desse avanço estão os Programas de Mestrados que têm promovido a formação qualificada de pesquisadores e profissionais aptos a enfrentar os desafios do agronegócio. O Mestrado em Produção Vegetal, teve início em 2004 e se consolidou como referência na formação de profissionais e pesquisadores voltados à realidade do agronegócio brasileiro, com foco em tecnologias sustentáveis, manejo de culturas e melhoria da produtividade agrícola. O Mestrado em Direito do Agronegócio, implantado em 2020, surgiu da necessidade de aprofundar o debate jurídico nas questões ligadas à cadeia produtiva do campo, sendo pioneiro no Brasil ao integrar conhecimentos jurídicos com a dinâmica do setor agropecuário.
Esses programas têm desempenhado um papel fundamental na geração de conhecimento aplicado às necessidades do campo, contribuindo diretamente para o avanço de soluções inovadoras no agronegócio. Por meio de pesquisas voltadas à realidade produtiva, o Mestrado em Produção Vegetal tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, novos métodos de cultivo, manejo de pragas e melhoramento genético de plantas, colaborando com o aumento da eficiência e da sustentabilidade no setor agrícola. Já o Mestrado em Direito do Agronegócio tem promovido importantes reflexões jurídicas sobre temas como segurança jurídica na posse da terra, contratos agrários, legislação ambiental e governança no campo, auxiliando na construção de um ambiente regulatório eficiente para produtores, investidores e comunidades rurais.
Reconhecendo a importância dos alicerces que sustentam esses avanços, a Universidade de Rio Verde subsidia bolsas e editais internos que estimulam desde a iniciação até a produção avançada de pesquisa. O Programa de Bolsa Pesquisador por exemplo, disponibiliza atualmente 35 bolsas voltadas à publicação, fomentando a continuidade e o impacto das pesquisas conduzidas por docentes e grupos de pesquisa, e o auxílio financeiro para reembolso de despesas de publicação subsidia tradução, revisão, análises estatísticas e taxas de periódicos fortalece a visibilidade e a qualidade da produção científica.
Além disso, a UniRV tem feito investimentos constantes para assegurar estruturas e equipamentos de ponta que subsidiam as pesquisas realizadas na instituição. Os Laboratórios Multiusuários II representam um marco nesse processo, oferecendo infraestrutura moderna e recursos tecnológicos avançados que atendem às demandas de diferentes áreas do conhecimento. Com mais de 30 laboratórios, o espaço amplia as possibilidades de experimentação e inovação, fortalecendo ainda mais o ambiente de pesquisa da Universidade.
Outro fator importante surge para ampliar os pilares fundamentais dessa trajetória de avanços, a implantação do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, que irá funcionar como um hub integrado que conecta pesquisadores, estudantes e parceiros do setor produtivo em torno da criação e aplicação de soluções inovadoras. Estruturado para fomentar a interação entre ciência, tecnologia e mercado, o Centro oferece suporte completo à incubação de startups, desenvolvimento de protótipos e transferência de tecnologia, ampliando o impacto das pesquisas no âmbito para além do ambiente acadêmico.
Reforçando ainda mais o compromisso com a ciência, a UniRV conta com o Mestrado em Sustentabilidade e Agronegócio, voltado à formação de pesquisadores que atuem na interface entre desenvolvimento econômico, conservação ambiental e inovação tecnológica no campo. Com abertura do processo seletivo previsto para o segundo semestre, o Mestrado vai preparar profissionais capazes de desenvolver soluções integradas que conciliem produtividade agrícola com práticas sustentáveis, atendendo às demandas crescentes por responsabilidade ambiental e eficiência no uso dos recursos naturais.
Ampliando significativamente o leque de atuação acadêmica e científica, fortalecendo ainda mais o avanço nas pesquisas, a Universidade oferece também a partir do segundo semestre de 2025, o Doutorado em Produção Vegetal. E essa expansão permite a produção de conhecimento em níveis mais avançados e o desenvolvimento de parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais. O novo programa representa um marco na trajetória da Universidade, potencializando a produção científica de alto impacto e ampliando a capacidade de formar doutores comprometidos com a excelência acadêmica.
“A UniRV avança com passos firmes na ciência e na inovação, ancorada em alicerces de excelência. Cada investimento, cada programa de pós-graduação e cada projeto de incentivo reafirma nosso compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados, com a produção de conhecimento e com o desenvolvimento de soluções que transformam realidades e impactam diretamente a sociedade. Estamos caminhando com solidez para transformar a UniRV em referência nacional em pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço científico e tecnológico do país, “ comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre
Arte: Vinicius Macedo