Comprometida com a formação de profissionais alinhados às demandas do mercado e às transformações tecnológicas, a Universidade de Rio Verde vem incorporando ao curso de Engenharia Mecânica os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. Por meio de uma matriz curricular atualizada e de laboratórios equipados com recursos de ponta, os acadêmicos têm acesso a práticas que envolvem automação, inteligência artificial, impressão 3D, sistemas ciberfísicos e Internet das Coisas (IoT). Este modelo de ensino visa preparar engenheiros capazes de atuar de maneira eficiente nos mais diversos setores da indústria moderna. A integração entre teoria e prática, aliada à troca de experiências com docentes qualificados e recursos tecnológicos avançados, fortalece a missão institucional da UniRV de formar profissionais prontos para os desafios da Indústria 4.0 e para contribuir ativamente com o desenvolvimento regional e nacional.
A Indústria 4.0 representa uma transformação significativa no setor industrial, caracterizada pela integração de tecnologias digitais, automação avançada, inteligência artificial e manufatura aditiva. “O curso de Engenharia Mecânica da UniRV tem promovido atualizações constantes em seu currículo para incorporar disciplinas e conteúdos alinhados às demandas da Indústria 4.0. Como parte desse processo de modernização, foram incluídas disciplinas como Manufatura Auxiliada por Computador; Projeto de Veículos Elétricos e Híbridos, e Manufatura Aditiva e Processamento de Plásticos, que ampliam a formação dos alunos, com conceitos de automação industrial, sistemas ciberfísicos, inteligência artificial e manufatura aditiva, assegurando uma preparação técnica compatível com as exigências das tecnologias emergentes e do mercado industrial contemporâneo,” comenta o Diretor do curso, Prof. Dr. Rodrigo Francisco Borges Lourenço.
Rodrigo explica que a automação industrial é um dos pilares da Indústria 4.0, e sua presença é marcante nas disciplinas do curso de Engenharia Mecânica da UniRV. “Os estudantes têm acesso a um laboratório específico de eletrônica e automação, equipado com bancadas modernas, impressoras 3D, kits de LEGO educacional e controladores lógicos programáveis (CLPs), e esse ambiente prático permite a aplicação direta dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Além disso, projetos integradores e atividades experimentais são desenvolvidos com foco na resolução de problemas reais da indústria, reforçando o entendimento e a aplicação das tecnologias automatizadas no contexto da engenharia contemporânea,” afirma.

Além disso, o Diretor comenta ainda que a inteligência artificial tem sido incorporada na formação dos estudantes por meio de disciplinas específicas e projetos de pesquisa. Segundo ele, os alunos têm a oportunidade de explorar algoritmos de IA aplicados à engenharia, como sistemas de controle inteligente, análise de dados e otimização de processos. “Um exemplo desse comprometimento com a inovação é a recente defesa de uma tese de doutorado intitulada “Diagnóstico e análise de falhas em máquinas rotativas através do algoritmo de seleção negativa com aprendizagem contínua”, realizada por um dos docentes do curso. O trabalho teve como objetivo a utilização de ferramentas computacionais inteligentes para o diagnóstico de danos em rotores dinâmicos,” pontua Rodrigo.
Outro assunto abordado pelo Docente em relação ao curso de Engenharia Mecânica da UniRV envolve a impressão 3D, ou a manufatura aditiva, em que os estudantes utilizam impressoras 3D para prototipagem rápida, desenvolvimento de peças e experimentação de projetos, permitindo que os alunos compreendam as possibilidades e limitações da tecnologia, além de estimular a inovação e a criatividade no desenvolvimento de soluções engenheiradas.
Rodrigo completa falando que além das atividades em sala de aula, a aplicação da impressão 3D é evidenciada em eventos como a Tecnoshow Comigo, onde a UniRV mantém um estande institucional. “Nessa feira, os acadêmicos de Engenharia Mecânica demonstram a fabricação de peças e ferramentas utilizadas em máquinas e implementos agrícolas, bem como, o desenvolvimento de próteses e órteses para animais de pequeno e grande porte, destacando a interdisciplinaridade entre os cursos da Universidade,” destaca.
O Diretor afirma também que outro exemplo de aplicação prática da utilização da tecnóloga no curso ocorre durante as edições do projeto de extensão universitária Conexão UniRV, que leva ações de cidadania e inovação tecnológica à comunidade. Segundo ele, durante essas edições, os estudantes apresentam atividades como a impressão 3D e a utilização de óculos de realidade virtual, permitindo que os visitantes simulem experiências imersivas e compreendam o impacto dessas tecnologias no cotidiano.
Rodrigo finaliza falando da integração de conteúdos atualizados, práticas laboratoriais e projetos aplicados, que preparam os acadêmicos para enfrentar os desafios das tecnologias emergentes e dos ambientes industriais inteligentes. “Um exemplo dessa abordagem prática foi a participação de docentes e discentes na EXPOMAFE 2025, uma Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, realizada em São Paulo. A visita técnica, proporcionou aos acadêmicos uma imersão nas mais recentes tecnologias aplicadas à indústria de manufatura, incluindo lançamentos em máquinas-ferramenta, automação, robótica, impressão 3D e soluções voltadas para a Indústria 4.0,” afirma o Diretor.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo