Acadêmicos da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde realizaram uma visita técnica a sede da Central de Abastecimento de Goiás, (Ceasa-GO). Acompanhados pela Professora Dra. Indiamara Marasca, o grupo de estudantes pôde conhecer de perto a rotina da Central em organizar e facilitar a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros no estado de Goiás.
Durante a visita, os estudantes puderam ter um maior contato com a rota dos produtos agrícolas do campo até chegar ao consumidor. No Centro, o grupo acompanhou de perto a análise das condições de conservação, transporte, armazenamento e apresentação dos produtos, seguindo as práticas recomendadas e a realidade do mercado. A atividade também permitiu o entendimento dos processos logísticos de grande escala e da dinâmica de preços dos produtos agrícolas.
A visita técnica permitiu ainda que os acadêmicos ampliassem sua visão sobre as possibilidades de atuação profissional que a Agronomia permite, como a consultoria e controle de qualidade. Além disso, a atividade permitiu a interação com produtores, atacadistas e técnicos da CEASA, gerando uma maior proximidade entre os estudantes e o mercado.
A visita permitiu que os acadêmicos conhecessem a prática do que é visto em sala de aula sobre assuntos como produção, fitotecnia, economia rural, manejo e tecnologia pós-colheita ganha uma dimensão real e prática.
Para o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a atividade só tem a trazer benefícios para os futuros agrônomos. “Conhecer diferentes aspectos da atuação profissional permite que os acadêmicos selecionem por qual área mais se interessam. Além disso, o contato com a prática reforça o aprendizado, colocando nossos estudantes sempre um passo a frente no mercado de trabalho”, comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Agronomia