Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Equoterapia ganha espaço no tratamento de depressão e ansiedade

Publicado em: 19-05-2025
Compartilhar

O cuidado com a saúde mental tem ganhado novas abordagens terapêuticas que combinam ciência, sensibilidade e contato com a natureza. Entre essas abordagens, as Terapias Assistidas por Animais vêm se destacando por promoverem benefícios emocionais, comportamentais e sociais a pacientes com diferentes condições, como a depressão e os transtornos de ansiedade. Uma das formas mais conhecidas dessas terapias é a equoterapia, prática que utiliza cavalos como co-terapeutas em sessões que unem saúde, educação e bem-estar.
 
Aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1997 e pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), essa prática vem sendo empregada como método complementar de tratamento para indivíduos com deficiências físicas, distúrbios mentais e do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), depressão e ansiedade.
 
A interação com o cavalo vai muito além da atividade física. Durante as sessões, os praticantes aprendem a observar e a lidar com os próprios sentimentos enquanto cuidam do animal, montam e interagem em atividades cuidadosamente planejadas. Essa rotina ajuda a promover autoestima, concentração, equilíbrio emocional e sensação de pertencimento.
 
Segundo a Professora Ma. Letícia Sousa Oliveira, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde, o contato com o cavalo oferece estímulos sensoriais, motores e emocionais que impulsionam o desenvolvimento neuropsicomotor e emocional do paciente. Além disso movimento tridimensional do animal tonifica a musculatura e o equilíbrio, enquanto a relação com o cavalo e com a equipe promove laços afetivos e segurança emocional.
 
“A equoterapia tem apresentado resultados positivos no controle da impulsividade, aumento da atenção e da concentração em crianças e adolescentes com TDAH. Há muitos estudos que demonstram que a prática auxilia no desenvolvimento da autorregulação comportamental e da autoestima, além de aprimorar habilidades sociais”, explica a Professora.
 
A Professora explica ainda que em indivíduos com TEA, a equoterapia serve como recurso terapêutico eficaz no estímulo à comunicação. “Auxilia na melhoria da interação social e na redução de comportamentos repetitivos. Pesquisas ressaltam que o ambiente lúdico e não convencional facilita o envolvimento do autista, impulsionando avanços emocionais e cognitivos”, detalha.
 
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Paraíba, em 2024. demonstrou que a equoterapia pode reduzir sintomas de ansiedade, melhorar o humor e até fortalecer os laços sociais de pacientes que antes se sentiam isolados. Os pacientes apresentam melhora no humor, aumento da autoconfiança e maior motivação para as tarefas do dia a dia. O contato com o animal e com a natureza proporciona sensação de acolhimento e bem-estar.
 
A Professora conclui que a equoterapia é um método seguro nestes tratamentos. “A equoterapia surge como um método seguro e eficaz para o tratamento de distúrbios como TEA, TDAH, depressão e ansiedade. Seus benefícios abrangem desde melhorias físicas e motoras até avanços emocionais e sociais, promovendo qualidade de vida e inclusão”, afirma.
 
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, comenta o envolvimento dos acadêmicos no desenvolvimento da área, que cresce como um segmento promissor na área da saúde. “A equoterapia é uma prática que envolve uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e profissional do equino, se mantendo como uma área em expansão. Baseada nos resultados de pesquisas, o caminho das Terapias Assistidas por Animais é promissor, e nós da UniRV oferecemos suporte aos acadêmicos interessados em explorar este campo”.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Capa: Vinícius Macedo

+ Notícias

#

Missão Nova Zelândia: representantes da UniRV visitam Universidades em Wellington

  Com o objetivo de conhecer novas realidades educacionais, discutir possibilidades de cooperações internacionais e apoiar o desenvolvimento de pesqui...

#

Visita à UniRV marca o Mês do Meio Ambiente com alunos de Escola Municipal

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Barbosa Neto participaram de uma atividade especi...

#

UniRV publica edital para processo seletivo para Doutorado em Produção Vegetal

A Universidade de Rio Verde, por meio do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV), acaba de lançar o edital de sele...

#

UniRV Faz Arte: projeto de extensão leva beleza e cor aos muros da Saneago em Rio Verde

   O que antes era apenas um muro comum, cinza e silencioso, agora começa a ganhar vida e muitas cores com as mãos de acadêmicos e acad&eci...

#

Seleção aberta para a Bolsa Social do curso de Medicina

O Setor de Bolsas da UniRV – Universidade de Rio Verde comunica a abertura da seleção para concessão de Bolsa Social, pelo Edital nº. 02...