Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Rio Verde participaram de uma aula prática da disciplina de Paisagismo, ministrada pela Prof.ª Dra. Karina Volpi Furtini Boldrin nesta quarta-feira, dia 23 de abril. A atividade teve como proposta a criação de maquetes representando jardins de estilo desértico, utilizando plantas vivas e materiais naturais. Segundo a professora, vivenciar na prática o processo de elaboração de projetos paisagísticos é essencial para a formação do arquiteto e urbanista. “A atividade contribui tanto para o desenvolvimento do processo criativo dos acadêmicos quanto para a escolha criteriosa de espécies adequadas a diferentes tipos de ambientes”, destacou.
Durante a aula, realizada no Estúdio de Modelos, Maquetes e Processos, os acadêmicos se organizaram em grupos, e cada grupo recebeu uma situação específica de ambiente para elaborarem o projeto, dentre eles espaços rurais, residenciais urbanos, comerciais e universitários. Além do efeito estético, o projeto paisagístico precisa ser elaborado com critério científico, respeitando as características das espécies utilizadas e a função que cada uma delas tem no jardim.
Para compor os projetos, os acadêmicos trabalharam com o conceito de jardim desértico, que utiliza predominantemente plantas xerófitas, como cactos e suculentas, adaptadas a condições de clima seco. Essas espécies, além de contribuírem para a estética singular desses jardins, possuem características funcionais importantes, como a capacidade de armazenar água em seus tecidos, raízes profundas e folhas modificadas em espinhos para minimizar a perda hídrica. Com uma ampla diversidade de formas, cores e texturas, essas plantas somam cerca de 22 mil espécies distribuídas em mais de 50 famílias botânicas, sendo ideais para composições paisagísticas de baixa manutenção e grande impacto visual.

Ao todo, foram desenvolvidas seis maquetes com plantas cultivadas no viveiro da própria Universidade, além de materiais como areia, seixos, pedriscos e casca de pinus. A atividade reforçou a importância da integração entre teoria e prática, promovendo o olhar sensível, criativo e técnico dos futuros Arquitetos e Urbanistas, ressaltando o compromisso da UniRV com a integração de atividades práticas à teoria visando uma formação integral de seus acadêmicos.
Equipe Ascom
Fotos: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo