Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

ODS em 2025: prioridades globais se refletem em ações da UniRV

Publicado em: 30-04-2025
Compartilhar

 
Em 2025, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ganham destaque nas agendas globais e nacionais, impulsionados pela urgência dos desafios. A cinco anos da meta de 2030, a ONU reforça prioridades como saúde, igualdade de gênero, trabalho digno, preservação dos oceanos e cooperação internacional.

No Brasil, essas metas têm sido adotadas por governos, empresas e, de forma crescente, por instituições de ensino superior, que assumem um papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU como parte da Agenda 2030, reúnem 17 objetivos e 169 metas para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e proteger o meio ambiente.  

A Universidade de Rio Verde desenvolve mais de 50 projetos alinhados aos ODS, demonstrando como o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a internacionalização podem ser instrumentos concretos para promover a transformação social. A UniRV se destaca por integrar os princípios dos ODS em diversas atividades, com projetos de extensão universitária que impactam positivamente a comunidade local.

No campo da pesquisa, a Universidade impulsiona a inovação e a produção de conhecimento, buscando soluções para os desafios nacionais e globais. A internacionalização, por meio de convênios e mobilidade acadêmica, fortalece ainda mais esse compromisso, promovendo o intercâmbio de saberes e preparando os acadêmicos para um mercado global que exige competências para enfrentar os desafios do desenvolvimento.

O projeto de extensão universitária Conexão UniRV, é uma das iniciativas alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Criado em junho de 2022, o projeto tem como objetivo aproximar a Universidade das comunidades, promovendo ações de saúde e desenvolvimento local. Por meio de atendimentos e atividades culturais gratuitas, o projeto gera impactos diretos tanto para a população atendida quanto para os acadêmicos, que vivenciam experiências práticas, ampliam sua formação cidadã e desenvolvem competências profissionais com propósito social.

A Universidade de Rio Verde também mantém estruturada a Ypetec, uma incubadora de empresas que tem desempenhado um papel essencial no fomento ao empreendedorismo e à inovação com impacto social. Por meio do apoio a ideias e projetos inovadores, a Ypetec estimula o surgimento de soluções que contribuem com o desenvolvimento econômico regional e a geração de valor para a comunidade.

A incubadora também tem sido peça importante na estruturação do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – Agrohub UniRV, uma iniciativa estratégica da Universidade voltada a promoção de pesquisa, inovação e empreendedorismo, conectando a academia com empresas nacionais e multinacionais, aliado a criação de políticas públicas por parte do governo, reforçando o compromisso institucional com a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico.

Além disso, o AgroHub UniRV está claramente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente àqueles relacionados à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Integrando pesquisa, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade no setor agropecuário, o Centro irá contribuir com várias metas da Agenda 2030.

O ambiente marcado para ser entregue neste mês de maio, mostra o compromisso com a criação de um ecossistema robusto de inovação, alinhado às metas globais de desenvolvimento sustentável, com a elaboração de tecnologias e práticas mais eficientes para o agronegócio, especialmente com a SmartFarm, e a articulação da Universidade com empresas, governo e instituições.

A internacionalização da UniRV por meio de convênios de mobilidade acadêmica com instituições de outros países, também está diretamente alinhada aos ODS, especialmente aos que trata do fortalecimento de parcerias globais. Ao oferecer oportunidades de intercâmbio para os estudantes e docentes, a Instituição promove a troca de conhecimentos, experiências culturais e boas práticas acadêmicas, ampliando horizontes e preparando os estudantes para enfrentar desafios em contextos globais.

Essa atuação contribui para a formação de profissionais mais qualificados, com visão crítica, responsabilidade social e consciência sustentável, além de estimular a cooperação internacional em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, a Universidade reforça seu papel como agente ativo na promoção do desenvolvimento, valorizando a integração entre saberes e culturas e construindo pontes entre o local e o global.

"A UniRV entende que o futuro se constrói agora, por isso, reafirmamos nosso compromisso como agente ativo na promoção do desenvolvimento social, integrando ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização para transformar realidades. A UniRV atua de forma concreta na promoção de transformações sociais, por meio da educação, impactando positivamente tanto a comunidade quanto a formação dos nossos acadêmicos. Hoje estamos atuando nacionalmente e conectada globalmente, construindo pontes entre o conhecimento e a prática,” comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
 
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo

+ Notícias

#

O valor do trabalho e o reconhecimento no dia 1º de Maio

O Dia do Trabalho, celebrado anualmente no dia 1º de maio, é uma data de grande importância, marcada por reflexões sobre as conquistas hist&oac...

#

UniRV realiza 32º SEJUR na próxima segunda-feira

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde realiza na próxima segunda-feira, 05 de maio, o 32º Simpósio de Estudos Jurídicos. O evento,...

#

Mesa-redonda aborda mercado de trabalho e especialidades na Odontologia

Estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde participaram de uma instigante mesa-redonda com o tema ‘Mercado de Trabalho na Odontologia e Esp...

#

'Autismo em Foco': atividade da Pedagogia destaca abordagem interdisciplinar no TEA

Levando como missão o acolhimento à diversidade, na noite desta terça-feira, 29 de abril, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde reali...

#

Ascensão feminina na tecnologia: avanços lentos, mas transformadores

Em um setor historicamente dominado por homens, a presença das mulheres na tecnologia ainda é tímida, mas dá sinais claros de crescimento e tr...