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'Autismo em Foco': atividade da Pedagogia destaca abordagem interdisciplinar no TEA

Publicado em: 30-04-2025
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Levando como missão o acolhimento à diversidade, na noite desta terça-feira, 29 de abril, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde realizou um evento com foco na abordagem multidisciplinar no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento reuniu profissionais de diferentes áreas e membros da comunidade acadêmica em uma noite marcada por troca de saberes, emoção e valorização das práticas inclusivas.
 
 
O evento, guiado pelo Professor Me. Fábio Pereira Santana, iniciou com uma apresentação musical dos acadêmicos do 5º período, primeiro com o ‘Hino do Autista’ e em seguida com a música ‘Hino à Diversidade’. Dessa maneira lúdica e descontraída, os acadêmicos introduziram o tom sensível do evento, reforçando o compromisso da Universidade com uma formação engajada com as questões sociais.
 
 
Representando a administração superior, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Professor Dr. Marcos Marcondes de Godoy, parabenizou a todos pela realização do evento, pela apresentação e pela abordagem de um assunto tão necessário. “O tema hoje é extremamente pertinente. Recentemente ouvi um profissional dizer que devemos investir em pessoas, que traz justamente isso, adaptar o conhecimento para todos, superando as diferenças”, declarou.
 
 
Em seguida, a Diretora da Faculdade de Pedagogia, Professora Ma. Eli Coelho Guimarães, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do diálogo sobre o TEA. “Este evento é fundamental para vocês futuros pedagogos. Vocês vão atuar diretamente na promoção da reflexão, empatia e acolhimento, mostrando que o cuidado com pessoas com TEA exige sensibilidade, conhecimento e, sobretudo, um olhar humano e integrador”, ponderou.
 
 
A programação teve como destaque a mesa-redonda ‘Autismo em Foco: Perspectivas Interdisciplinares’, mediada pela Professora Ma. Aparecida Maira de Mendonça Rezende.
 
 
A neuropsicóloga Thaise Foschiera deu início à discussão explicando que o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta aspectos fundamentais como comunicação, comportamento e interação social. Em sua fala, abordou os sinais de alerta mais comuns observados ainda na infância, como a ausência de contato visual, dificuldades de linguagem e comportamentos repetitivos. Thaise também alertou sobre as comorbidades frequentemente associadas ao transtorno, como TDAH, transtornos de ansiedade e epilepsia, destacando a importância de um diagnóstico preciso e precoce para o sucesso das intervenções.
 
 
Na sequência, a psicóloga infantil Emanuela Madeira apresentou os fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma metodologia baseada em evidências científicas, amplamente utilizada no tratamento do autismo. Emanuela explicou como a ABA estrutura o ensino de habilidades sociais, cognitivas e comunicativas por meio do reforço positivo, ajudando a reduzir comportamentos inadequados e promover a autonomia da criança. Ela também abordou a importância da personalização das estratégias de intervenção para atender às necessidades específicas de cada indivíduo com TEA.
 
 
A professora Adriane Aparecida Nogueira Silva, especialista em Atendimento Educacional Especializado, concentrou sua apresentação na atuação do professor em sala de aula e no papel da escola como ambiente de acolhimento. Segundo ela, o educador precisa ser capacitado para reconhecer as particularidades do aluno autista e adaptar suas práticas pedagógicas de forma inclusiva, respeitosa e eficaz. Adriane destacou ainda que o trabalho colaborativo entre escola, família e equipe multiprofissional é fundamental para o desenvolvimento pleno dos estudantes com autismo.
 
 
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o lançamento do livro ‘Naquele Mundo Azul’, da psicopedagoga Flávia Bernardes. A obra foi inspirada na história de Lucas, um menino com autismo, que já foi aluno da autora. Na ocasião, a autora convidou Elaine Azevedo, gestora do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista – Rio Verde, e mãe de Lucas, para compartilhar com o público a trajetória de seu filho no ambiente escolar, relatando os desafios superados e as conquistas alcançadas com o apoio da comunidade e dos profissionais envolvidos.
 
 
Encerrando o evento, a musicoterapeuta Rejane Moraes, acompanhada por Rosana Moraes no violão, apresentou a história do livro, emocionando os presentes e reforçando o poder da arte na promoção da inclusão. O momento também serviu como uma homenagem ao próprio Lucas, que é apaixonado por música.
 
 
O reitor, Professor Alberto Barella Netto, parabenizou os acadêmicos por seu compromisso com a inclusão. "A nossa Universidade busca formar profissionais que criem um ambiente acolhedor e acessível para todos. É fundamental que nossos futuros pedagogos tenham contato com a visão interdisciplinar para o cuidado com alunos neurotípicos, podendo dessa forma apoiar e incluir a todos. A UniRV acredita que a conscientização e a educação são fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva e solidária, por isso também oferecemos o Atendimento Educacional Especializado", ressalta.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos

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