A busca por profissionais qualificados e experientes é uma constante em todas as áreas, e na Medicina Veterinária isso não é uma exceção. O campo, em constante expansão na região, tem se tornado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, os programas de estágio e cursos complementares se destacam como uma ferramenta fundamental para a formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Assim, a Universidade de Rio Verde segue formando profissionais que se destacam desde a graduação. “Proporcionar oportunidades e intensificar a qualificação em todas as áreas do conhecimento é a missão da Universidade de Rio Verde. Buscamos sempre reforçar a nossos acadêmicos como essas experiências práticas podem moldar seu futuro e impulsionar o sucesso na carreira”, comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Graduado em Medicina Veterinária desde 2010, José Américo Cordoni Júnior, conta que o estágio supervisionado foi fundamental para motivá-lo a encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. “Eu estava muito focado em conseguir minha primeira oportunidade no mercado, e por isso, comecei antecipadamente a buscar contatos e distribuir currículos, o que me oportunizou participar de entrevistas, por isso, logo após nossa formatura, consegui o meu primeiro emprego em uma cooperativa chamada CAMDA como consultor técnico de pecuária, para trabalhar na filial de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul”, compartilha.
O veterinário conta que por estar em uma cooperativa que trabalha forte a área comercial em diversas culturas, construiu muita bagagem comercial e de gestão, e com o passar do tempo aprimorou seus conhecimentos através de treinamentos e cursos, e com isso, se desenvolveu no cargo. “Com muito trabalho, rapidamente fui efetivado no cargo e recebi uma nova promoção, agora á de Gerente da filial, cargo que ocupo até os dias atuais”, conclui.
.jpg)
Atuando como docente na Faculdade de Medicina Veterinária da UniRV, a Professora Ma. Letícia Prates compartilha que através dos estudos conseguiu se firmar na área. “Logo após a formatura já ingressei em um mestrado na área de Biodiversidade e Conservação e já fui trabalhar com espécies ameaçadas de extinção. Concomitante a isso, realizava atendimentos à domicílio de animais silvestres. Depois me tornei professora. Uma base forte foi primordial. Para me estabilizar na área, busquei muito estudo, participei de muitos cursos extras dentro da UniRV mesmo, sempre me envolvi muito com pesquisas”, afirma.
Atualmente finalizando o doutorado, a Professora aconselha os acadêmicos a confiarem em seus professores e buscarem se envolver nas atividades do curso.
Graduado em Medicina Veterinária, Pós-Graduado em Anestesiologia Veterinária e Pós-Graduando em Cardiologia Veterinária, Cauã de Farias conta que durante o curso teve um aproveitamento superior ao esperado. Para ele, seu interesse nos mais diversos assuntos foi a chave deste sucesso.
“A Faculdade pra mim foi uma grande biblioteca de sentimentos e interesses contínuos, não existiam assuntos ou eventos chatos para se trabalhar. Além disso, fiz estágio desde o início; tive uma grande oportunidade em Rio Verde de acompanhar grandes profissionais, que me ensinaram a ver um mundo além do que a sala de aula pôde me mostrar. Esse ano, faço 4 anos de formado, e atualmente sou responsável pelo setor de Anestesiologia da Clínica Veterinária MedCão, estou há 2 anos nesse cargo, além de prestar serviço volante com a minha empresa de anestesia em Goiânia e região há 3 anos. Eu sou completamente apaixonado pela minha área de atuação e pelos meus pacientes”, compartilha.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Arquivo Pessoal