Promovendo uma experiência educacional multiprofissional, imersiva e prática, a Universidade de Rio Verde e o IMED realizaram entre os dias 8 e 11 de junho, o I Workshop de Gamificação no Ensino em Saúde: Escape Health. Sob a coordenação do prof. Dr. Wilson Elias de Oliveira Júnior, o workshop reuniu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e alunos do quarto e sexto ano da Faculdade de Medicina Campus Formosa e Goianésia.
O evento utilizou a técnica de Escape Room para o treinamento do diagnóstico e manejo inicial de Sepse, além de oferecer sessões sobre suporte de vida avançado em cardiologia aos alunos da UniRV dos Campus Formosa e Goianésia. A iniciativa não apenas aprimorou as habilidades técnicas dos participantes, mas também desenvolveu habilidades cruciais para o atendimento em saúde contemporâneo, como pensamento crítico baseado em evidências e tomada de decisões sob pressão.
Gamificação refere-se à incorporação de elementos e princípios de jogos em atividades que não são jogos, com o objetivo de aumentar o engajamento, a motivação e a eficácia na realização de tarefas, e no contexto do ensino em saúde, a gamificação é utilizada para melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes de medicina e outras áreas da saúde, combinando diversão com estudo e permitindo a resolução de desafios reais em um ambiente sem riscos.
A metodologia de Escape Room utiliza elementos de jogos em que os participantes devem resolver uma série de enigmas dentro de um tempo limitado para "escapar" de uma sala. Este tipo de jogo pode ser adaptado para contextos educacionais, incluindo o ensino em saúde, para melhorar a aprendizagem e a retenção de conhecimento. Além disso, o Escape Room, ao ser envolvente e desafiador, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse dos alunos e cria um ambiente de aprendizagem imersivo que pode aumentar significativamente o engajamento dos alunos.
Estudos indicam que um ambiente de aprendizagem menos estressante pode melhorar a memória e a retenção de informações, facilitando a aprendizagem de novos conceitos. O uso de Escape Room, aplicados de forma pioneira em nossa região, criou um ambiente de aprendizado dinâmico e inovador. Os participantes foram desafiados a resolver problemas e superar obstáculos em cenários realísticos, onde a colaboração e a comunicação eficaz eram essenciais.
"A gamificação no ensino de saúde representa uma revolução pedagógica, proporcionando um aprendizado mais efetivo e engajador, alinhado às necessidades das novas gerações de profissionais de saúde," ressaltou o prof. Wilson Elias, que possui linha de pesquisa em gamificação na saúde, docente do curso de Medicina e do PPG Mestrado Profissional de Inovação em Saúde da FACISB, Doutor em Cirurgia pela FMB/UNESP e cirurgião pediátrico do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos.
Como facilitadores das sessões também participaram a profa. Dra. Aline Junqueira Bezerra, também docente do curso de Medicina e do PPG Mestrado Profissional de Inovação em Saúde da FACISB, a profa. Tit. Erika Veruska Paiva Ortolan, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do IMED e os graduandos em Medicina da FACISB Luiza Vieira Marconi e Pedro Henrique de Andrade.
Os participantes elogiaram a iniciativa, destacando a efetividade do aprendizado prático e colaborativo. "A experiência foi extremamente enriquecedora, permitindo-nos aplicar conhecimentos teóricos em situações simuladas que refletem a realidade clínica," comentou Rodrigo Augusto, um dos internos da Faculdade de Medicina Campus Goianésia.
A coordenadora de Enfermagem do IMED Enfa. Janaína Celestino, enfatizou a importância da metodologia: "Os desafios propostos nos Escape Rooms estimularam de forma efetiva o trabalho multiprofissional em equipe, reforçando o papel de cada um no cuidado do paciente, habilidades essenciais para nossa prática diária," afirmou.
A realização do workshop "Escape Health" reforça a parceria entre a IMED e a UniRV, destacando a importância da inovação no ensino de saúde. "Este evento demonstrou como a integração de metodologias ativas e gamificação pode elevar significativamente a qualidade do treinamento ensino em saúde, em todas as suas vertentes, preparando os profissionais de saúde para enfrentar os complexos desafios da prática clínica contemporânea com maior competência e confiança," concluiu Wilson.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Equipe Marcos Reis