O mês do orgulho LGBTQIAP+ tem suas origens na rebelião de Stonewall, um marco histórico ocorrido em junho de 1969, em Nova York. Frequentadores do bar Stonewall Inn, predominantemente membros da comunidade LGBTQIAP+, enfrentaram uma violenta batida policial, algo comum naquele período de intensa discriminação.
A resistência espontânea dos frequentadores, que durou várias noites, catalisou o movimento moderno pelos direitos LGBTQIAP+, destacando a necessidade de igualdade e justiça. Em memória desses eventos, junho foi escolhido como o mês do orgulho LGBTQIAP+, celebrando conquistas, reconhecendo desafios contínuos e promovendo a visibilidade e os direitos dessa comunidade globalmente.
Pensando neste contexto, como uma instituição que promove a diversidade e se compromete em dar espaço a pautas relevantes para a comunidade, a Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Faculdade de Psicologia, realiza o evento: ‘Gênero e Diversidade sexual na Universidade: desafios e acolhimento’.
A ocasião promoveu uma roda de conversa entre Óttoni Rodrigues, homem trans e membro da comissão permanente de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Goiás, e Wadson Arantes Gama, especialista em psicologia social e atual presidente do órgão.
Dando início ao evento, a Diretora da Faculdade de Psicologia, Professora Dra. Sueli Caixeta, reforçou que a atividade tinha como objetivo estabelecer um espaço seguro e acolhedor aos acadêmicos. “Agradecemos a instituição pela oportunidade de realizar um evento tão importante. Por meio de ações como essa fortalecemos nosso papel de integração, aceitação e resistência na nossa Universidade”, declarou.
Em seguida, o Professor Me. Valdir Júnior, psicólogo do Programa Acolher, que é um espaço de escuta e acolhimento psicossocial para a população LGBTQIA+, destacou a importância do evento. “Estas atividades que tem como objetivo acolhimento e celebração são fundamentais na Universidade. Agradecemos a administração superior por realizar ações que demonstram o cuidado com a causa, além de promover grupos de apoio e espaços seguros para a discussão destas pautas e para a criação de um ambiente diverso. Ainda agradeço especialmente a todos os presentes que se comprometem em ajudar na construção de um ambiente receptivo”, comentou.
Em um discurso emocionante, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Professor Dr. Elton Brás de Camargo Júnior, relatou como a realização deste evento e das demais atividades promovidas pela UniRV fazem a diferença para os acadêmicos que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+. “Eu não tive a oportunidade de participar de ações em prol da diversidade durante a minha graduação. E eu sei como faz diferença termos a oportunidade de dialogar e de ser acolhido, especialmente nesta faixa etária em que se encontram os nossos estudantes. Em nome do mês do orgulho realizamos este evento, mas a UniRV atua em prol da comunidade durante todo o ano”, afirma.
Representando o Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto, o Vice-reitor Professor Dr. Arício Vieira da Silva, destacou que é por meio destas atividades de diálogo e acolhimento que a comunidade LGBTQIAP+ consegue conquistar seu espaço. “No passado, o espaço para a discussão de temas como gênero, sexualidade e diversidade era muito limitado. Hoje podemos observar que a UniRV se destaca ao se posicionar de forma afirmativa e realizar eventos que celebram a causa e programas que tem como objetivo garantir segurança aos acadêmicos que fazem parte da comunidade”, ressalta.
Iniciando a roda de conversa, o Professor Valdir Júnior, mediador do diálogo, convidou ao palco os psicólogos convidados Óttoni Rodrigues e Wadson Arantes Gama.
Wadson Arantes realizou sua fala de forma interativa com a plateia, por meio de um site no qual os presentes puderam responder algumas perguntas do profissional sobre sexualidade, gênero e preconceito, incentivando a reflexão sobre o que os participantes acreditavam saber a respeito de questões relacionadas ao tema.
O psicólogo também compartilhou parte de sua vivência e relatou a história de luta e resistência do grupo LGBTQIAP+ até os dias atuais. Ele também abordou o Código de Ética do profissional de Psicologia no sentido da diversidade sexual e de gênero.
Em seguida, foi o momento de Óttoni Rodrigues partilhar sua trajetória como um homem trans, além de falar das dificuldades e desafios enfrentados pela comunidade no Brasil, que ainda é um dos países que mais discrimina e mata travestis e pessoas trans em todo o mundo.
O psicólogo discutiu as construções de gênero na nossa sociedade, destacando como a vivência e expressão de gênero é única e ao mesmo tempo diversa. Óttoni compartilhou com os participantes a importância de se criar uma frente forte e ativa no combate a transfobia, trazendo para a atenção de todos as questões vividas pelas pessoas trans.
O Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto reafirma o comprometimento da UniRV em acolher e proteger os acadêmicos, além de promover discussões que ampliem a compreensão das questões de gênero e sexualidade. “A UniRV tem programas que visam mudanças culturais pautada nos direitos humanos e no respeito às diferenças e às minorias de forma a prevenir e combater violências e preconceitos. Aqui nossos estudantes podem solicitar o uso do nome social nos registros acadêmicos, além de receber total amparo psicológico ao participar do Grupo Acolher. Neste mês de orgulho fortalecemos ainda mais nossa aliança com a diversidade”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Rogério Guimarães