A turma A do 1° período da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV Campus Aparecida, realizou uma atividade educativa na Escola Municipal Silene de Andrade. A ação fez parte do Programa Saúde na Escola, vinculada à Unidade Básica de Saúde na qual os acadêmicos estagiam.
Acompanhados da professora Dra. Heloísa Silva Guerra, da disciplina Medicina Integrada à Saúde da Comunidade, os acadêmicos abordaram a prevenção do abuso e exploração sexual na infância e adolescência para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Além disso, para os alunos do 8º e 9º ano, também foi abordado o tema das infecções sexualmente transmissíveis e cuidados com a saúde.
A prevenção do abuso e exploração sexual na infância e adolescência foi abordada em menção à Campanha Nacional “Faça Bonito”, que visa a proteção das crianças e adolescentes e o combate à violência.
Os acadêmicos explicaram por meio de atividades lúdicas, roda de conversa e jogos de perguntas e respostas, como identificar as várias situações de violência e abuso, bem como quais são os canais seguros para denúncia.
O art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Nº 8069/90), assegurado pelo art. 227 da Constituição Federal de 1988, aponta que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito: à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
O Estatuto ainda garante que crianças e adolescentes devem ser protegidos de toda forma de: negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
“A melhor forma de combater a violência é a prevenção. Esta atividade é extremamente importante, e mostra como nossos futuros médicos estão comprometidos a formar uma sociedade melhor, mais segura e acolhedora”, parabeniza o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Medicina