A Faculdade de Pedagogia, em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV deu início, neste último sábado, 20 de abril, ao programa de extensão “Arte e Cultura Não Têm Idade”. Este programa tem como objetivo oferecer integração e atividades educacionais, artísticas e culturais para os idosos que frequentam e residem nas Associações Beneficentes André Luís – ABAL e Auta de Souza – ABAS.
Coordenado pelos professores Ma. Deusmaura Vieira Leão, Me. Fábio Pereira Santana e Bruna Silva, em colaboração com os acadêmicos do 1º período, o programa visa explorar em encontros semanais com os idosos diversas expressões artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, reconhecendo sua importância como ferramentas para estimular a criatividade, a expressão emocional e a cognição.
Além disso, os acadêmicos envolvidos também desenvolverão atividades relacionadas ao projeto em sala de aula, como o planejamento das ações a serem realizadas nas instituições e a confecção de recursos didáticos para as oficinas.
Os professores afirmam que essas atividades contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de todos os participantes, além de proporcionar uma valiosa oportunidade de socialização, fortalecendo as relações interpessoais e a autoestima.
“Reconhecemos a importância histórica da arte, que transcende os séculos e continua a desempenhar um papel fundamental na vida das pessoas. Por isso, planejamos este trabalho com as linguagens artísticas, reconhecendo sua relevância para estimular a criatividade, promover o bem-estar dos idosos e contribuir para a formação dos futuros pedagogos e psicólogos”, afirma a professora Ma. Deusmara Leão.
O encontro contou com a participação especial do Professor Dr. José Reinaldo Quintero e da diretora da Faculdade de Pedagogia Ma. Eli Guimarães, que ressaltou a importância do Programa: “Uma proposta desta natureza visa não apenas proporcionar benefícios para os idosos, mas também oferecer uma oportunidade valiosa para a curricularização da extensão. É a UniRV consolidando seu papel como instituição engajada no bem-estar dos idosos e na formação dos futuros profissionais”, declara a diretora.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Pedagogia