As Faculdades de Administração, Design de Interiores, Design Gráfico e Marketing da Universidade de Rio Verde – UniRV realizaram no Centro de Convenções na noite desta terça-feira, 15 de março, o lançamento do projeto integrador "Cria+Ação". O projeto, que conta com atividades que serão realizadas durante o primeiro semestre, consiste em ações voltadas para empreendedores locais atuando no setor da Economia Criativa visando oferecer consultoria nas áreas dos cursos envolvidos. Os Projetos Integradores serão atividades propostas nas disciplinas específicas, objetivando a integração dos conteúdos já trabalhados por meio de ações voltadas para a comunidade, utilizando os conhecimentos teóricos adquiridos em disciplinas regulares para a aplicabilidade na prática, com clientes e situações reais, com o devido acompanhamento de seus professores.
Durante o evento, os professores tutores do projeto se apresentaram, os grupos de trabalho foram formados e os temas foram sorteados. Os vinte e seis temas foram pensados para atender a eventuais carências dos empreendedores desses segmentos em Rio Verde e região e nas oportunidades de sinergia entre os acadêmicos atuando em suas respectivas áreas de conhecimento. Estão previstos os atendimentos de profissionais do artesanato, moda, música, bordado, tatuagem, fotografia e outros negócios da economia criativa. Durante a formação dos grupos, cada integrante recebeu o "chapéu da criatividade" com a identificação do grupo. Uma maneira bem-humorada de "quebrar o gelo" e dar início ao processo de interação entre os seus membros.
Os grupos foram formados por acadêmicos de todas as Faculdades participantes, de modo que cada grupo conte com pelo menos um administrador, um profissional de marketing, um designer gráfico e um designer de interiores. Atuando em conjunto de modo a resolver problemas, essas equipes heterogêneas deverão trabalhar juntas durante todo o semestre, identificando problemas e propondo soluções para os seus clientes, culminando em uma feira que será realizada em maio, onde os profissionais e artesãos irão expor seus produtos e serviços para o restante da comunidade acadêmica. As ações do "Cria+Ação" continuarão durante o semestre. O próximo passo do projeto será a realização de um ciclo de palestras sobre conceitos de Economia Criativa, serviços e produtos culturais e mercado criativo.