Com o tema: “Presença de sintomas depressivos e ansiosos em acadêmicos de medicina de uma Universidade do sudoeste Goiano Brasileiro”, os docentes Dr. Renato Canevari Dutra da Silva; Me. Cláudio Herbert Nina e Silva; Ma. Lara Cândida de Sousa Machado; Ma. Ana Paula Fontana; Carlabianca Cabral de Jesus Canevari e as acadêmicas Vanessa Maciel Leite, Mônica Maciel Guimarães e Aline Maciel Monteiro tiveram o artigo publicado na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. O trabalho publicado no periódico com Qualis A4 é fruto de um trabalho de Iniciação Científica e contou com a colaboração de professores das Faculdades de Odontologia, Medicina, Enfermagem e Psicologia.
Resumo
Traçar o perfil da saúde mental dos acadêmicos de Medicina a fim de conhecer a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos que levariam a doenças psiquiátricas. Métodos: Coleta de dados com os alunos do 1° ao 8° períodos da graduação. Houve preenchimento dos questionários e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), tendo como função estabelecer a prevalência de pessoas com diagnóstico prévio de depressão e ansiedade bem como conhecer seus possíveis fatores de risco. Também foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (IDB), o qual rastreava os sintomas depressivos, de caráter afetivo, cognitivo e somático, discriminando indivíduos normais de deprimidos e ansiosos.
O terceiro instrumento foi o Inventário de Ansiedade de Beck (IAB), que possui perguntas referentes a nervosismo, medo de acontecimentos ruins, rubor facial, entre outros. Assim, os dados foram analisados pelo programa Statistica for Windows 10.0. Resultados: Com base nos escores obtidos pelos resultados do IDB e IAB, conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina. Conclusões: Conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina, a qual é superior à média encontrada na população geral.
Confira o trabalho na integra, clicando no
Link.