Begônias, Cycas, Crotons, Dianella, Moréias e diferentes espécies de Trepadeiras dão um colorido especial ao campus da Universidade de Rio Verde – UniRV, servidores e visitantes são acolhidos pelo brilho especial das espécies, distribuídas ao longo dos blocos, com o novo projeto de paisagismo, elaborado cuidadosamente e carinhosamente e que transformou a entrada de todos os blocos do campus Rio Verde. A ideia da administração superior, foi colocada em prática pelo Departamento de Obras e Manutenção, como forma de ornamentação e embelezamento de toda Universidade.

Apreciando os detalhes de cada canteiro, o professor da Faculdade de Agronomia, Dr. Guilherme Braga Pereira Braz acredita que o investimento em ornamentação e paisagismo mudou a realidade da Instituição. “Sem sombra de dúvida, a Universidade está ficando cada vez mais bonita com essas ações de paisagismo, deixando o campus mais florido. Nesse período de pandemia, em que todos estão de máscara e não podemos ver o sorriso no rosto dos colegas, o colorido das flores substitui a ausência desse sorriso momentaneamente e ameniza esse fato, alegrando o nosso dia. Quando os acadêmicos voltarem as aulas presencias, iremos recebê-los com o campus ainda mais bonito”, compartilhou Guilherme.

Responsável pelo projeto de paisagismo, a professora e engenheira agrônoma, Dra. Karina Volpi Furtini Boldrin reforça que além do efeito estético de ornamentação e embelezamento da Universidade, o paisagismo do campus também proporciona melhoria na qualidade de vida de todos que frequentam os espaços da Instituição. O paisagismo conecta o homem à natureza, proporciona um olhar diferenciado à paisagem formada, contribui com a valorização do ambiente, acarretando em benefícios psicológicos a todos”, argumentou a professora.
A beleza do novo paisagismo tem encantado a todos os servidores, como é o caso da auxiliar de serviços gerais, Oneida Rufina da Silva que aprecia a beleza das plantas todos os dias durante o trabalho e aproveitou o colorido das espécies e trouxe a neta Anna Laura para uma sessão de fotos. “Quando você vem trabalhar e encontra um local onde existe beleza logo na chegada é maravilhoso”, completou Oneida.
Além da escolha das espécies, os cuidados para que as plantinhas cresçam e floresçam são diariamente, conforme reforça Karina: “Todo cuidado de manutenção é importante para o bom estabelecimento e formação dos Jardins, e para que ele se mantenha bonito por muito tempo. Estamos estabelecendo um planejamento de irrigação, adubação e podas. Também precisam ser consideradas a manutenção dos Jardins quanto ao aparecimento de pragas e doenças”, lembrou.
No projeto de ornamentação e embelezamento foram utilizadas duas espécies de grande beleza, representada pela Impatiens híbrida e begônias, que formarão os canteiros densos, coloridos, com grande ornamentação dos espaços. Além dessas, foram utilizadas também, ao longo dos Jardins da UniRV, espécies como: Cycas, Crotons, Dianella, Moréias, diferentes espécies de Trepadeiras, entre outras.
O embelezamento das plantas chamou atenção também do técnico-administrativo, Emanuel Victor de Moura, acreditando que os Jardins da Universidade trouxeram mais vida para Universidade. “Quem chega e vê as flores já inicia seu dia de trabalho com alegria, disposição e um sentimento de possibilidade. A nova entrada da UniRV reflete o novo posicionamento da Universidade que é de contribuir com o crescimento da comunidade acadêmica” afirmou Emanuel.
Além de alegria e embelezamento de todo o campus, o paisagismo também proporciona um ambiente de tranquilidade e beleza, como reforçou o professor de Fisioterapia, Me. Marcos Marcondes de Godoy; “Uma excelente iniciativa já que nossa Universidade é cercada de uma grande área verde e o trajeto dentro do nosso campus não poderia ser diferente proporcionando um ambiente de tranquilidade e beleza”, finalizou Godoy.