A Engenharia exerce um papel essencial na preservação e restauração de construções históricas, contribuindo diretamente para a conservação da memória cultural e arquitetônica de uma sociedade. Por meio de técnicas específicas e conhecimento técnico, os engenheiros tornam possível recuperar estruturas antigas, muitas vezes comprometidas pelo tempo, sem que se percam suas características originais.
Prédios históricos são registros de épocas passadas. Para que continuem a existir e possam ser apreciados pelas gerações futuras, é necessário o trabalho conjunto de diversos profissionais, entre eles, os engenheiros civis têm papel de destaque. São eles os responsáveis por analisar a integridade física das construções, identificar patologias estruturais, propor soluções seguras e utilizar materiais e métodos compatíveis com as técnicas construtivas da época original da obra.
Um exemplo desse esforço foi a restauração do Palácio da Intendência, realizada pela Universidade de Rio Verde. O prédio, construído no século XIX, já serviu como Cadeia Pública e é um marco da história local. Com recursos próprios, a Universidade realizou uma obra detalhada, respeitando cada traço original do monumento.
Além do valor técnico, a iniciativa envolveu uma importante decisão política e social. A cessão oficial do imóvel à UniRV foi autorizada por meio da Lei Municipal nº 104/2017, e apó as obras o prédio foi reinaugurado no dia 5 de agosto de 2020, data em que se comemora o aniversário do município.
"A restauração do Palácio da Intendência reforça a importância da engenharia como instrumento de preservação do patrimônio histórico. Quando bem aplicada, a técnica pode salvar edifícios antigos da ruína, e os devolver à comunidade com funcionalidade, segurança e beleza, transformando-os em espaços de memória, cultura e identidade”, comenta a engenheira civil, Ana Carolina Gomes.
“O trabalho de restauração, como o que foi realizado no Palácio da Intendência, é mais do que recuperar uma edificação. Assim, reconectamos a cidade com sua história. A UniRV tem orgulho de contribuir com o legado de Rio Verde para as futuras gerações”, destaca o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Rogério Guimarães