Diante da demanda por profissionais qualificados no Direito do Agronegócio e Ciências Agrárias em todo o País, a Universidade de Rio Verde – UniRV aprovou junto a Coordenação de Aperfeiçoamento Centro de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em maio de 2020, o Programa de Mestrado do Direito do Agronegócio e Desenvolvimento (PPGDAD), o primeiro Mestrado profissional do interior de Goiás na área do Direito e o primeiro na área do agronegócio do Brasil. A aula inaugural de recepção aos inscritos no Programa foi realizada nesta quinta-feira, 06 de maio, e reuniu personalidades ilustres e com grande contribuição na implantação do PPGDAD.
A cerimônia inaugural contou com a participação do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; do prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo S. da Fonseca, do secretário de Estado da Fazenda de São Paulo, ex-ministro Henrique Meirelles; do coordenador da área do Direito da CAPES e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, prof. Dr. Otávio Luiz Rodrigues Júnior e a coordenadora adjunta na área do Direito e dos Programas Profissionais, professora Dra. Flaviane de Magalhães Barros B. de Morais, além de Pró-reitores, professores da Universidade e personalidades ligadas a Instituições de Ensino Superior, Entidades de Classe e demais órgãos da área do direito parceiros da UniRV.
Em suas palavras, o Reitor, professor Me. Alberto Barella Netto ressaltou a importância da implantação do Mestrado. “Hoje é um marco para a nossa Universidade, onde estamos lançando com essa aula inaugural, o Programa de Mestrado. Antes do evento eu refleti e vi que nós conseguimos fechar todo o ciclo do agronegócio em nossa Universidade: temos um curso de Gestão em Agronegócio, um curso de Direito, uma Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Agronegócio e hoje com essa aula magna de Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento. Meus agradecimentos a todos que foram parceiros nessa caminha e nossas boas-vindas a todos os alunos,” ponderou Barella.
.jpg)
O Programa foi idealizado para aperfeiçoar os conhecimentos de pesquisa científica, com ênfase na qualificação de profissionais já́ atuantes no mercado de trabalho, incentivando assim a criação de novas técnicas, processos e procedimentos, que produzirão impactos nos diversos ramos de atividades ligadas ao Agronegócio e conta com um corpo docente com experiência em orientações de monografias finais de cursos de especializações, como também em orientações de Mestrado. “Diante dos desafios atuais e diante da demanda por profissionais do Direito e Ciências Agrárias, sobretudo no que se refere as atividades ligadas ao agronegócio, não somente na região Sudoeste, mas de todo o Brasil, a UniRV decidiu construir o projeto do Programa em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento exatamente para suprir essa demanda de qualificação profissional”, acrescentou o coordenador do PPGDAD, professor Dr. João Porto.

Em suas palavras, o prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale destacou a importância do Programa de Mestrado para o cenário nacional. “Rio Verde tem na sua vocação a agricultura e a pecuária, e esse curso que visa o aprofundamento na matéria do agronegócio é de extrema importância nesse momento. Hoje é um momento muito feliz para nós e quero parabenizar a todos pela iniciativa de trazer esse curso. Eu só acredito na transformação de uma nação se investirmos em educação. Parabéns Barella e parabéns João Porto, vocês estão dando um passo significativo na educação”, avaliou Paulo do Vale.

Reconhecendo o importante papel de Rio Verde para o agronegócio brasileiro, o governador Ronaldo Caiado fez questão de enaltecer a implantação do curso pela UniRV. “A iniciativa tem quer ser aplaudida por nós a todo momento. Eu acredito mais do que nunca, que o nosso desenvolvimento está alicerçado na educação, na ciência, na pesquisa e no conhecimento. Ao ver a iniciativa da Universidade em poder ser a primeira no Mestrado do Direito do Agronegócio eu aplaudo. Meus cumprimentos ao Barella e a todos que contribuíram com a implantação” finalizou Caiado.

Ao todo, 20 alunos integram a primeira turma do Programa de Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento da UniRV, com duas linhas de pesquisa: Direito do Agronegócio e Regulação; e, Direito da Sustentabilidade e Desenvolvimento. A aula inaugural contou ainda com as palavras do secretário de Estado da Fazenda de São Paulo, ex-ministro Henrique Meirelles e os protocolos da aula inaugural pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo S. da Fonseca.