Objetivos
O delineamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Agronegócio - PPGSA por meio de seu curso de Mestrado Profissional, sustenta-se nos princípios de: aplicação e geração de conhecimentos; interdisciplinaridade; inovação e sustentabilidade. Assim, o PPGSA está baseado em uma visão de curso que leva em consideração um conjunto de saberes entre áreas e níveis de conhecimento que são distintos, mas que estão interligados no objeto de estudo “gestão”, em uma perspectiva sistêmica e sustentável. Isto significa que o curso vem integrar a formação Stricto Sensu na UNIRV na temática de gestão voltada para o agronegócio. Visando:
I - Promover o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem à produção do conhecimento para propor soluções para aumentar a sustentabilidade no setor do agronegócios;
II - Formar profissionais de elevado padrão técnico-científico e ético que atendam às exigências de qualificação e expansão do ensino da Instituição e do mercado de trabalho;
III - Articular atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da Pós- Graduação Stricto Sensu que envolvam à graduação, possibilitando a organização de linhas de pesquisas integradas.
Histórico
A proposta para a criação de Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade e Agronegócio (PPGSA), com um curso de mestrado profissional, apresenta-se como uma contribuição para a continuidade de concretização da estratégia institucional da UNIRV, reforçando: (a) o compromisso com o desenvolvimento local, regional e nacional; (b) promoção e disseminação do conhecimento. Consiste, portanto, de um investimento aliado ao foco estratégico e compromisso de assegurar ensino de qualidade com sólidas bases científicas, interdisciplinaridade e visão atualizada de mundo, que é impulsionado à medida que um curso de mestrado profissional (MP) visa a formar profissionais com conhecimento técnico aprofundado e de relevância social, atendendo proativamente às demandas do contexto sócio-organizacional.
A interdisciplinaridade, outro eixo que rege a orientação estratégica da UNIRV, é empreendida com base nas possibilidades de articulação e integração de relacionados a necessidades claramente identificadas junto a sua comunidade, em torno de problemas relacionados ao desenvolvimento regional.
Esse posicionamento amplia o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico, modificando o modo como esses são tradicionalmente assumidos pelas universidades e institutos de pesquisa. As transformações radicais que se originam desse esforço não se limitam ao território dos laboratórios, dos centros de excelência, das bibliotecas ou das sociedades científicas.
Área de Concentração
A área de concentração em "Sustentabilidade e Agronegócio" visa desenvolver conhecimentos e modelos estratégicos e inovadores que promovam a sustentabilidade no contexto das organizações e do agronegócio, promovendo a criação de valor e vantagem competitiva por meio de soluções estratégicas com alto potencial de impacto econômico e social e ambiental.
O objetivo é a formação de recursos humanos de alto nível que sejam capazes de desenvolver modelos de gestão e governança que resultem em soluções inovadoras e sustentáveis que possam oferecer insights práticos para o dia a dia, particularmente em desafios estratégicos dos setores envolvidos considerando seus impactos na sociedade. Busca-se também contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Esta área de concentração se desdobra em duas linhas de pesquisa: “LP1: Gestão Sustentável e Agronegócio” e LP2: Estratégias Sustentáveis e Inovação.
Ambas as linhas de pesquisa trabalham de forma integrada para promover um entendimento abrangente de como a sustentabilidade pode ser incorporada no núcleo do agronegócio. Elas visam equipar os pesquisadores, profissionais da área e decisores políticos com ferramentas e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios contemporâneos do setor, garantindo a prosperidade econômica, o respeito pelo meio ambiente e a justiça social.
Destaca-se que um dos pontos fortes dessa proposta é o fato de que a área de concentração e as linhas de pesquisa definidas congregam os projetos eixos de pesquisa dos docentes e as vocações regionais, permitindo que o Programa contribua não apenas com a geração de conhecimento teórico-empírico, mas também com a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito local. Os projetos de pesquisa elencados na presente proposta são evidências desse alinhamento.
Outro exemplo significativo dessa integração foi o trabalho coletivo para a elaboração da proposta metodológica e avaliativa do Programa, sendo alinhada à concepção de inovação e suas dimensões teórico-práticas com o perfil do egresso e elaborado um projeto de práticas pedagógicas próprio, capaz de concretizar o objetivo formativo por meio de metodologias de trabalho e sistema avaliativo condizentes com a finalidade de contribuir para a transformação de práticas inovadoras de gestão.
No intuito de remontar o histórico deste Programa, busca-se a articulação dos saberes elencados e estes não se limitam à Pós-Graduação, também se comunicam com a formação da Graduação, por meio dos cursos da área de Ciências Econômicas, como os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Marketing que possuem proposta de parceria com empresas, com forte preocupação na aplicação de conhecimentos; Agronomia, focado na gestão de ambientes de produção e serviços de forma sustentável; Engenharia de Produção e Mecânica, além das graduação em Tecnologia como Engenharia de Software e Design Gráfico, com foco na racionalização e gestão dos processos de produção e serviços; entre outros. Também se comunica com o Lato Sensu por meio de professores-consultores que desenvolvem projetos corporativos nas empresas da região.
Linha de Pesquisa L1: Gestão Sustentável e Agronegócio
Esta linha de pesquisa se concentra em desenvolver e aplicar modelos de gestão que alinhem as práticas do agronegócio com os princípios da sustentabilidade. Oferece uma abordagem inovadora e integrada, focada na sustentabilidade dentro do setor do agronegócio e o papel da inovação e da tecnologia na transformação para práticas mais sustentáveis considerando a melhoria da eficiência e a produtividade do setor. Ela enfatiza a importância de estratégias que não apenas impulsionam o crescimento econômico, mas também consideram os aspectos ambientais e sociais e contribuem para o bem-estar social e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Linha de Pesquisa L2: Estratégias Sustentáveis e Inovação
As estratégias que incorporam a sustentabilidade podem ser consideradas como um importante aspecto nas organizações, por meio da criação de valor a partir de perspectivas econômicas, sociais e ambientais, resultando em uma oportunidade de vantagem competitiva. Nesse sentido, destaca-se o papel da inovação, considerada como a introdução de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados. Assim, esta linha foca na criação, implementação e avaliação de estratégias inovadoras que promovam a sustentabilidade nas organizações. Busca-se investigar a contribuição da interface entre a Estratégia a sustentabilidade e a inovação em um cenário que considera as metas do ESG - Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e a Governança).
Infra-estrutura
A Universidade de Rio Verde (UNIRV) se estabeleceu como um dos principais polos de ensino e pesquisa no Estado de Goiás, destacando-se notavelmente em várias áreas. Com uma atuação significativa no agronegócio, a UNIRV tem contribuído de maneira expressiva para o desenvolvimento e inovação neste setor, que é vital para a economia regional e nacional. Além disso, a universidade tem uma forte presença nas áreas de serviço e indústria, oferecendo uma educação abrangente e multidisciplinar que prepara os alunos para os desafios e demandas do mercado de trabalho contemporâneo.
LABORATÓRIOS E ESPAÇOS DE PRÁTICAS:
a)Agência de Inovação UniRV - ambiente de inovação aberta com a integração de pesquisadores, empreendedores, profissionais, estudantes e demais atores da quádrupla hélice.
b)Núcleo de Inovação Tecnológica - espaço para orientar o pesquisador na elaboração da documentação para pedido de patente, registro de marca, programa de computador, cultivar, desenho industrial e outros, bem como o auxílio no processo para transferência das tecnologias, além de estimular o empreendedorismo com potencial de inovação.
c)Incubadora de Empresas YpeTec - espaço para estimular o crescimento econômico e tecnológico, e desenvolver ações de empreendedorismo e inovação que implementem a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de serviços que contribuam para o sucesso dos empreendimentos e do desenvolvimento econômico social sustentável, auxiliando a interação entre a Universidade de Rio Verde e a sociedade.
O PPGSA tem à sua disposição auditório com capacidade para 100 pessoas para realização e apresentação de seminários, atividades de docência do Programa e realização de eventos técnico-científicos. Além deste auditório específico para uso dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, a UniRV possui um Centro de Convenções com capacidade para 3.000 mil pessoas, camarins, copa, área de serviço e estacionamento para 700 carros, além de dois auditórios, um com capacidade para 150 e outro para 100 pessoas respectivamente. Tal estrutura é utilizada para realização de eventos científicos, como congressos e feiras, workshops, semanas técnicas e científicas, além de apresentações e exposição culturais e artísticas, dentre outros, com participação e/ou organização por docentes e discentes do PPGSA.
Além deste centro de convenções e dois auditórios menores, há mais um auditório no Bloco Administrativo, com capacidade para 210 pessoas.
ESTRUTURA ESPECÍFICA DO PPGSA
Para a secretaria está reservada uma sala para atendimento aos discentes, docentes e público externo. Conta ainda com uma sala reservada para a Coordenação para realização das atividades administrativas e uma sala para a realização de reuniões. Os discentes contam com duas salas completamente equipadas, com internet e computadores, climatizada para realização de discussões coletivas inerentes às atividades do curso.
As aulas teóricas serão realizadas em 03 salas climatizadas, com capacidade para quarenta discentes, específicas para realização das aulas. As aulas práticas serão realizadas em laboratórios e no campo experimental.
A Instituição conta com oito laboratórios de informática, além de 175 computadores ligados à internet em toda a UNIRV à disposição dos discentes de Pós-graduação e de graduação para pesquisas e estudos.
CARACTERIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA
Biblioteca, acesso à rede mundial de computadores, bases de dados e fontes de informação multimídia para docentes e discentes A Biblioteca Central está localizada no Campus I da UNIRV, instalada em uma área de 1.200 m2 que abriga um acervo físico com mais de 80.000 títulos catalogados e classificados segundo normas internacionais.
Este espaço físico encontra-se assim distribuído: balcão guarda volumes; balcão de empréstimo/renovação ou devolução e atendimento, referência e consulta no acervo; salão de pesquisa em grupo, espaço com cabines de estudo individuais, salão de acervo geral de Livros, Mapas Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs); sala de acervo de Periódicos, Folhetos e Apostilas; 20 computadores, Internet e wifi.
CARACTERIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA E POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ACERVO
A Instituição tem como meta possuir um acervo pertinente aos objetivos dos cursos e programas para que a biblioteca seja, efetivamente, um órgão de apoio ao desenvolvimento cultural do corpo discente e docente.
O acervo é composto por: livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, obras raras, obras em Braille, livro ampliado e livro falado (para atender aos alunos com baixa visão). Está disponível à comunidade acadêmica e a comunidade externa e abrange todas as áreas do conhecimento, nos totais estimados de: ciências agrárias, 8.462; biológicas, 4.938; saúde, 18.347; exatas 8.302; humanas 23.357; sociais, 17.183; engenharias, 6.155; letras, 3.710.
BASES DE DADOS
A biblioteca conta com diversas bases de dados abrangendo todas as áreas do conhecimento com artigos e textos na íntegra. As principais bases disponíveis são:
a) Acesso restrito/assinatura
- Academic Search Premier (Ebsco) – Inclui referências e texto completo abrangendo as ciências: Biológicas, Exatas, Ambientais, Saúde, Agrárias, Engenharias, Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística e Humanas.
- ABNT Coleção – Acesso as Normas Técnicas da ABNT.
- Emerald Insight – Texto completo nas áreas: Negócios, Administração, Contabilidade, Ciência da Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.
- Nature.com - Multidisciplinar com foco nas áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Agrárias, Ambientais e Especialidades Médicas.
- Portal Capes – Biblioteca Virtual que disponibiliza conteúdos e produção científica incluindo: periódicos em texto completo, resumos, patentes, e-books, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
- Proquest Research Library – Abrange as áreas: Artes, Negócios, Educação, Saúde, Humanidades, Psicologia, Ciências, Ciências Sociais.
- SAGE Journals online – Referências e texto completo nas áreas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Science Direct (Elsevier) – Referências e texto completo nas áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.
- SocINDEX with Full Text (Ebsco) - Texto completo da área de Sociologia incluindo assuntos correlatos.
- Web Of Science - Indexa e apresenta resumos dos periódicos mais citados em suas respectivas áreas. Inclui relatório de citações.
- Wiley Online Library - Resumo e texto completo nas áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.
b) Acesso aberto
- CONGENT OA – Taylor & Francis – Inclui conteúdo de acesso aberto e gratuito.
- DOAJ – Directory of Open Access Journals – Diretório online que inclui revistas e jornais de livre acesso em todas as áreas do conhecimento.
- IPEAData – Apresenta informações da área financeira nos aspectos macroeconômico, regional e social.
- SCIELO – Base multidisciplinar que abrange diversas áreas do conhecimento.